Neste sábado (6), a Unidade Expoente Água Verde será sede do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que será realizado no ginásio de esportes da escola, das 10 horas às 17 horas. São esperados para este evento mais de 200 atletas, de estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. As competições envolvem crianças e adultos e o evento é aberto à comunidade.

Organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo, o campeonato inclui diversas categorias, que variam de acordo com as idades dos competidores e suas faixas (de faixa branca à faixa preta). A competição ainda é dividida entre as categorias Sparring e Fórmula. “A primeira é a luta entre dois competidores. Já a Fórmula é uma ação individual, na frente dos juizes, em que o competidor simula lutar com um oponente imaginário”, explica Marcelo Barreto, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo e proprietário da rede de academias Barreto Taekwondo, de Curitiba.

Ex-atleta, Barreto venceu diversas competições em sua carreira: é heptacampeão brasileiro, campeão Sul Americano, pentacampeão Pan Americano, campeão Pan Americano de Seleções e Tricampeão Mundial. Destaque ainda para a categoria Especial, destinada à competição de atletas que possuem alguma deficiência. Os atletas são provenientes da Associação Paranaense de Reabilitação (APR) e da rede de academias Barreto Taekwondo.

Adauto de Paula, coordenador de Esportes e Eventos do Expoente, cita os benefícios do esporte: flexibilidade, força e agilidade. “Além disso, aprendemos defesa pessoal e, por ser uma arte marcial, também trabalhamos princípios como o respeito pelos superiores e adversários. Com certeza, o Taekwondo ajuda na formação das pessoas”, ressalta Adauto.

Barreto explica que qualquer pessoa pode praticar esta arte marcial. “O Taekwondo ajuda a aliviar o estresse e melhora o condicionamento físico. Às crianças, ele trabalha a disciplina e a coordenação motora, por exemplo”, completa.

Serviço:

Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Data: 6 de dezembro

Local: Unidade Expoente Água Verde – Rua Dr. Pedro A. M. Barreto Monclaro, 411, Água Verde

Horário: das 10h às 17h00

Evento aberto à toda a comunidade