Curitiba recebe neste final de semana os campeões dos Jogos do Sesi 2008 no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina para a etapa regional Sul-Brasileira da competição.

Estarão na capital paranaense 780 trabalhadores, de 95 indústrias dos três estados. Somadas as delegações, incluindo equipes técnicas, chega a 850 o número de pessoas envolvidas no evento de Curitiba.

A coordenação é do Sesi Paraná. Os jogos acontecem amanhã e domingo nas associações de funcionários das empresas Siemens, Volvo do Brasil, Bosch e Copel, nas pistas de atletismo da Universidade Positivo, no Clube Três Marias e no Clube dos Subtenentes, no Boqueirão.

São 14 modalidades: futebol sete (livre e master), futebol, futsal, natação, tênis (livre e master), tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, xadrez, atletismo, basquete, bocha, bolão e dominó.

Abertura

A competição é aberta ao público. A abertura oficial será hoje, no Cietep, na Av. das Torres, no Capanema, com a presença de dois destaques do esporte brasileiro.

O velejador Lars Grael, que fará palestra aos trabalhadores, e o curitibano Rolando Ferreira Jr., paraninfo da competição. Rolando, que integrou a seleção brasileira de basquete e foi o primeiro brasileiro a integrar um time da NBA, levará a tocha olímpica e fará o acendimento da pira.

Maior competição classista do Brasil, os Jogos do Sesi integram as atividades de esporte e lazer desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria para elevar a qualidade de vida dos industriários e a produtividade das empresas.

O objetivo dos Jogos do Sesi é estimular no ambiente de trabalho valores que são inerentes ao esporte, como espírito de equipe, motivação, disciplina e integração.

Os competidores são trabalhadores e trabalhadoras, de diferentes idades, que dedicam o tempo livre a treinos esportivos. Em todo o Brasil, participam cerca de 500 mil industriários. No Paraná, a competição envolve 15 mil trabalhadores – somadas as fases municipal, regional e estadual.