A paranaense Francelina Chiarelo
de Almeida será uma das grandes
atrações da Copa Sul-Sudestes.

Curitiba se prepara para receber, a partir de amanhã, centenas de atletas de sete Estados da União, que aqui virão para participar da II Copa Sul-Sudeste de Karatê Interestilos.

O evento terá o patrocínio e comando da Federação Paranaense, e segundo declarações feitas pelo professor Dirceu Dutra Martins, 6.º dan, e presidente da entidade, “são esperados mais de 800 karatecas”. A supervisão da competição é da Confederação Brasileira.

As lutas serão todas celebradas no ginásio de esportes da PUC/Pontifícia Universidade Católica do Paraná, nos dias 23, 24 e 25 do corrente.

Dirceu esclareceu também que está confirmada a presença do presidente da Confederação Brasileira, Osvaldo Messias.

Sete estados

A Copa Sul-Sudeste terá a participação de sete Estados, já confirmados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Vão competir atletas de ponta, que já asseguraram participação no mundial de 2004, que será realizado ainda este ano na Alemanha.

A programação extra-oficial da Copa Sul-Sudeste, que ainda terá que ser homologada pelo diretor técnico da Federação Paranaense, professor Luiz Ivan de Souza e Silva, 5.º dan, é a seguinte: dia 23 – das 14h às 19h30; dia 24 – das 7h às 19h30; dia 25 – das 7h às 14h.

Destaque

Um dos destaques individuais que o Paraná terá na Copa Sul-Sudeste é a jovem karateca Francelina Chiarello da Almeida, 17 anos, faixa preta, categoria juvenil, que já está inscrita e deverá ser um grande reforço para nosso Estado. Recentemente, Francelina conseguiu boa performance na primeira fase do campeonato estadual em Cascavel. Lá, nossa jovem campeã ganhou a medalha de ouro em katá, prata em kumitê equipe, e Bronze em kumitê individual.

Atualmente, preparando-se para a Copa Sul-Sudeste, Francelina treina 4 horas por dia com o técnico e sensei Luiz Ivan, com trabalhos que estão sendo feitos no ginásio do Sesc da Esquina. Francelina conta com o apoio do curso de inglês Words Lamenha Lins e do Sesc.