Acontece no dia 23 de março, sábado, no Centro Esportivo Bagozzi, em Curitiba, a Seletiva Paranaense para o Campeonato Brasileiro de Judô. Participam da competição atletas das categorias sub-13 até sênior, nas classes “faixa roxa, acima”, no masculino, e “faixa laranja, acima”, no feminino. O torneio é um dos maiores do estado e contará com cerca de 500 atletas.

Os campeões de cada modalidade serão classificados para representarem o Paraná na primeira etapa do Campeonato Brasileiro Região V, no qual competem judocas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, nos dias 20 e 21 de abril em Porto Alegre (RS).

Um dos destaques da Seletiva Paranaense é o judoca da UniBrasil, Diogo Guilherme Tonietto, que compete na modalidade sênior, no grupo faixa preta. O atleta é, também, técnico da categoria sub-13 pela Federação Paranaense de Judô. Com muita determinação nos tatames, Tonietto conquistou vitórias importantes em 2012, como o Campeonato Paranaense Marrom e Preto, os Jogos Universitários do Paraná, o Campeonato do Paraná Clube e o vice-campeonato da Seletiva para o Campeonato Brasileiro Região V. Além disso, também conquistou o 5.º lugar no Campeonato Brasileiro Região V e a 7.º colocação nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras. O objetivo agora é se classificar entre os três primeiros para poder disputar torneios de maior importância.

Sobre o atleta

Diogo Guilherme Tonietto pratica judô há 20 anos. Atualmente, é faixa preta e compete na modalidade meio leve, até 73 kg. O atleta é, também, credenciado como Técnico pela Federação Paranaense de Judô e atua como professor em várias escolas da rede particular de ensino. Além disso, desenvolve projetos de educação permanente na Escola Municipal Maringá, na Associação de Moradores Dom Bosco e na Escola Municipal Newton Borges dos Reis. Como atleta já conquistou inúmeros campeonatos.