A atual campeã brasileira de enduro Equestre é a curitibana Ana Flávia Ilkiu, de apenas 13 anos. Ela é, sem dúvida alguma, o nome em destaque e a promessa deste esporte no Paraná.

Na 4.ª etapa do Campeonato Paranaense, a endurista ganhou também a prova de 60 km, montando o cavalo Bel Khalil. “Além de conquistar a prova recebi um troféu dos Amigos do Enduro do Paraná por ter conquistado o campeonato brasileiro em agosto, em Avaré”, comemora Ana.

Agora a atleta precisa completar apenas mais duas provas de 120 km para estar apta para o Campeonato Mundial de Enduro, que será em junho de 2011, no Brasil.

O ano, que está sendo de muitas conquistas, ainda tem 3 provas para seu currículo: dia 23 deste mês, em Osório (RS), dia 27 de novembro, em Piraquara, e dia 4 de dezembro, em Brasília (DF).

O enduro é ainda um esporte pouco conhecido no Paraná, mas bastante difundido nos Emirados Árabes e no Uruguai. Aqui no Paraná, por exemplo, Ana é a única atleta na categoria dela, tendo como desafio seu próprio desempenho anterior.