O Brasil estabeleceu um novo recorde sul-americano na prova 400 metros com barreiras durante o Campeonato Sul-americano de Atletismo de Menores 2008, realizado semana passada, em Lima, no Peru.

O atleta curitibano Hederson Estefani Alves, de 17 anos, completou o percurso em 51 segundos e 67 milésimos, garantindo o primeiro lugar e a quebra do recorde anterior, estabelecido em 2002 com 52 segundos e 2 milésimos pelo atleta Jorge Célio Sena, também brasileiro.

O pódio teve dobradinha verde e amarela na categoria, com o segundo lugar para Artur Langowski Terezan. Já o terceiro lugar ficou para Ivan Lu, atleta do Panamá. Hederson, patrocinado pela Pro Correr Atletismo, da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte, também participou da vitória da equipe brasileira na prova de revezamento medley, completada com 1’54”, deixando para trás equipes da Venezuela, Chile, Panamá, Argentina, Bolívia e Peru. Ao todo a equipe do Brasil conquistou 56 medalhas na competição, sendo 28 de ouro, dezenove de prata e nove de bronze, sagrando-se campeã do evento.

O segundo lugar geral foi da equipe argentina, com cinco ouros, seis pratas e quatro bronzes, e o terceiro da equipe peruana, com três ouros, duas pratas e sete bronzes.