Stuttgart, Alemanha (AE) – O Brasil terá duas ginastas nas finais do solo, hoje, na etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de Ginástica Artística. A gaúcha Daiane dos Santos e a paulista Laís Souza disputam medalhas em prova a ser mostrada pelo SporTV, a partir das 9h30 (de Brasília).

Ainda hoje, Daiane estará na decisão das medalhas das barras paralelas assimétricas. Já Laís Souza voltará ao ginásio Hamms-Martin Schleyer Hall amanhã, para a final do salto sobre o cavalo.

Ontem, na prova de classificação da Copa do Mundo, Daiane recebeu a melhor nota no solo (9,387). Foi superior à ucraniana Valeryia Maksyuta (8,912) e à checa Jana Sikulova (8,812). Já Laís Souza foi a quinta colocada (8,712), atrás da francesa Katheleen Lindor (8,725).

O possível duelo entre Daiane dos Santos, quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), com a romena Catalina Ponor, a campeã olímpica no solo e na trave, não ocorreu.

Ponor, fora de forma, chegou a ser desligada da seleção e não apareceu nas competições da temporada. Disputou apenas a trave em Stuttgart, mas se classificou à final em primeiro lugar (com nota 9,437), à frente da francesa Marine Debaune (9,412) e da chinesa Lili Wang (9,412).

O objetivo de Daiane dos Santos é manter a hegemonia em Stuttgart – ela venceu a prova de solo nas duas últimas edições desta etapa, em 2003 e 2004. Embora afirme constantemente que está saturada de tanto ouvir Brasileirinho – a música toca, em sua homenagem, por todos os lugares onde vai – Daiane confirmou que só estreará a nova coreografia, ao som de País Tropical, no ano que vem. Ainda depende de ensaios para ajustar com perfeição a coreografia às acrobacias.

Além de tentar a medalha de ouro no solo, Daiane aproveita a etapa da Copa do Mundo para aperfeiçoar a sua preparação para o Mundial de Melbourne, na Austrália, que será realizado de 21 a 27 de novembro.

Nas paralelas assimétricas Daiane dos Santos ficou na oitava posição (9,275) ontem. As melhores notas no aparelho foram as da russa Polina Mil-ler (9,537) e da chinesa Lu Huang (9,487).

Com seis medalhas na temporada de 2005, Laís foi a segunda melhor ginasta do salto sobre o cavalo na classificatória (com nota 9,225). A disputa da final do aparelho será domingo a partir das 9h15.