Com um aos 45 minutos do segundo tempo, Leandro Damião evitou que o Internacional perdesse o seu segundo jogo seguido em casa no Brasileirão. Foi do atacante o gol que definiu o empate em 2 a 2 com o Palmeiras, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, pela quarta rodada do nacional. O time alviverde levou o primeiro gol, conseguiu a virada, mas deixou a equipe gaúcha empatar no fim.

O empate sofrido no fim permitiu que o Palmeiras visse seus rivais abrirem mais vantagem na ponta do Brasileirão. O São Paulo tem 12 pontos, o Corinthians 10 e o time alviverde oito, em terceiro. Mas a equipe de Luiz Felipe Scolari ainda pode perder posições ao término da rodada.

Sempre criticado pela torcida, o atacante Luan, que, no sábado, chegou a bater boca com torcedores, dentro da Academia de Futebol, voltou a marcar neste domingo, fazendo o segundo gol do Palmeiras no beira-rio. Ele já havia feito o gol do empate contra o Cruzeiro.

O JOGO – A partida começou com os dois times marcando forte no meio de campo, o que dificultou a criação de jogadas com chances claras de gol. Até por isso, a primeira oportunidade de abrir o placar veio de bola parada. Marcos Assunção bateu da intermediária no ângulo esquerdo do goleiro Renan, que se esticou e fez uma grande defesa, para alívio da torcida gaúcha.

O Internacional respondeu aos 24, com Leandro Damião. Após cobrança de escanteio, o atacante colorado cabeceou dentro da área, porém em cima de Marcos. Três minutos depois, foi a vez de o Palmeiras levar perigo para a meta de Renan em um escanteio. Marcos Assunção bateu fechado e quase fez um gol olímpico. O goleiro colorado tirou com as pontas dos dedos.

A melhor chance da equipe gaúcha foi aos 33 minutos, após cruzamento da direita. Leandro Damião se adiantou à zaga do Palmeiras e cabeceou forte. A bola, no entanto, subiu muito.

Na etapa complementar, logo aos 5 minutos, o Internacional abriu o placar. Após cruzamento da esquerda, Márcio Araújo tentou cortar um passe que chegaria a Leandro Damião, mas mandou para dentro da meta de Marcos: 1 a 0, golaço. Quatro minutos depois, o Palmeiras chegou ao empate. Marcos Assunção lançou na área e, depois de um bate-rebate, Kléber desviou. A bola entrou de mansinho no canto direito de Renan.

A virada do Palmeiras veio aos 20 minutos, com Luan. Ele entrou pela esquerda, driblou Nei e chutou rasteiro, quase sem ângulo. A bola passou por baixo de Renan: 2 a 1. A partir daí, o Internacional passou a pressionar a equipe de Scolari. A persistência deu certo. Aos 45, após escanteio, Rodrigo desviou, a bola bateu em Zé Roberto e ficou dentro da pequena área. Leandro Damião só empurrou para dentro.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Internacional vai enfrentar o Coritiba, domingo, fora de casa. No mesmo dia, o Palmeiras recebe o Avaí, no Canindé.

FICHA TÉCNICA:

Internacional 2 x 2 Palmeiras

Internacional – Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga (Fabrício), Oscar (Gilberto) e D’Alessandro; Zé Roberto e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Palmeiras – Marcos; Cicinho, Danilo, Thiago Heleno e Gabriel Silva (Chico); Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik (Lincoln) e Luan; Adriano (Dinei) e Kléber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols – Márcio Araújo (contra) aos 5, Kleber aos 9, Luan aos 20, e Leandro Damião aos 45 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Zé Roberto, Gilberto, Patrik, Luan, Marcos Assunção, Danilo.

Árbitro – Gutemberg de Paula Fonseca (Fifa-RJ).

Renda e público – não disponíveis.

Local – Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.