O russo Nikolay Davydenko estreou com vitória no Masters 1.000 de Madri ao bater o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/3, neste domingo, e se credenciou para enfrentar o espanhol Rafael Nadal na segunda rodada da importante competição realizada em quadras de saibro na Espanha.

Cabeça de chave número 2 da competição, Nadal fará a sua estreia no torneio diante do rival russo naquele que será o 11.º confronto entre os dois tenistas. E Davydenko leva vantagem de seis vitórias e quatro derrotas no retrospecto do duelo, sendo que derrotou o vice-líder do ranking mundial nas quatro últimas partidas entre os dois.

Nadal derrotou Davydenko pela última vez em 2009, no Torneio de Barcelona, mas depois caiu no mesmo ano diante do rival no Masters 1.000 de Xangai e no ATP Finals, antes de voltar a ser superado pelo russo em Doha, por duas vezes seguidas, em 2010 e no ano passado.

Em outro duelo válido pela primeira rodada disputado neste domingo, o sul-africano Kevin Anderson venceu o russo Alex Bogomolov Jr. por 2 sets a 0, com 6/3 e 6/2. Com o resultado, o tenista da África do Sul medirá forças com o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de chave, que já estreará direto na segunda fase, assim como Nadal.