Por longos 75 minutos, a “zebra” que assustou Fluminense, Flamengo e Vasco na rodada inaugural da Taça Rio passeou por Campos e parecia que iria derrubar também o Botafogo. Mas o alvinegro da capital superou os desfalques de Loco Abreu, Elkeson e Maicosuel e venceu de virada o Americano, 4 a 2, nesta quinta-feira, no Estádio Godofredo Cruz.

Destaque para o meia Fellype Gabriel, que marcou o primeiro gol em suas estreia pela Estrela Solitária, com boa atuação no primeiro tempo. Herrera, Renato e Caio fizeram os outros três.

O time da casa abriu o placar aos 9 minutos. O lateral-esquerdo Marcos Felipe acertou um lindo chute de direita e acertou o ângulo de Jefferson. Mas o Alvinegro não se abalou. Gradativamente foi aumentando a pressão e empurrando o Americano em seu campo.

Aos 32, na base da insistência na bola área, veio o empate. Escanteio cobrado por Andrezinho, Antônio Carlos cabeceou, Caetano salvou em cima da linha e Fellype Gabriel aproveitou a sobra. “Fui feliz, aproveitei bem a chance. O time está bem no jogo, criando oportunidades”, analisou o meia estreante.

No início da segunda etapa, os botafoguenses reclamaram de dois lances. Um pênalti em Fellype Gabriel, inexistente, e uma expulsão de Marcos Felipe, que merecia a exclusão por entrada violenta em Caio.

O Botafogo seguia pressionando, mas o passe final era deficiente. Quando houve precisão, a virada se concretizou. Andrezinho iniciou jogada com Márcio Azevedo, que deu assistência para Renato anotar o segundo, aos 29.

Herrera fez o terceiro aos 32, após cruzamento de Lucas, apenas para ver o Americano diminuir três minutos depois, com Hugo. Mas os botafoguenses colocaram a bola no chão e ainda anotaram o quarto nos acréscimos. Jogada de Herrera, cabeçada de Lucas e Caio esperto no rebote.

Com os tropeços dos grandes rivais, que ainda lutam na Libertadores, o Botafogo sai em boa vantagem no returno do Estadual. Na próxima rodada, o time enfrentará o Volta Redonda, em São Januário, no domingo. O Americano visitará o Madureira, no mesmo dia.

FICHA TÉCNICA:

AMERICANO 2 X 4 BOTAFOGO

AMERICANO – Erivélton; Alex, Adalberto, Ricardo Braz e Marcos Felipe (Ronan); Rhayner, Caetano (Marconi), Jader e Pachola; Hugo e Tardelly (Adão). Técnico: Luiz Antônio Zaluar.

BOTAFOGO – Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho (Felipe Menezes) e Fellype Gabriel (Lucas Zen); Willian (Caio) e Herrera. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

GOLS – Marcos Felipe, aos 9, Fellype Gabriel, aos 32 minutos do 1º tempo. Renato, aos 29, Herrera, aos 32, Hugo, aos 35, e Caio, aos 46 minutos do 2º tempo.

CARTÕES AMARELOS – Rhayner, Marcos Felipe, Pachola, Adalberto; Lucas, Márcio Azevedo.

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães.

RENDA e PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Godofredo Cruz, em Campos (RJ).