Depois que a atleta paranaense Bruna Gama contundiu-se no mês passado ? luxação no ombro direito com lesão posterior – em treinamento visando às disputas dos Jogos Pan-americanos 2007, a equipe feminina de canoagem ficou sem uma importante peça em seu conjunto que disputará a competição no Rio de Janeiro de 13 a 29 de julho. Contudo, depois de um período de avaliação, o técnico Álvaro Koslowisky decidiu na manhã desta terça-feira qual canoísta irá preencher a vaga deixada pela atleta paranaense.

?A perda de Bruna foi sentida por toda a equipe, pois era uma das meninas que integrava o K4 feminino, disputaria o K1, e vinha treinando forte para estas provas?, disse Álvaro, que optou pela canoísta Luana Rech no lugar de Bruna Gama na equipe feminina do Brasil. Com as mudanças, Luana integrará o K4, contudo, o K1 será representado por Naiane Pereira.

A gaúcha Luana, de 16 anos, que disputava a vaga a cerca de um mês com a também gaúcha Mayara Cardoso (reserva da equipe),  é tida por Álvaro como uma atleta de nível técnico tão alto quanto o de Bruna. ?A Luana faz parte da equipe permanente de canoagem feminina desde o começo do ano, e só não fez parte antes do grupo que estará no Pan porque na época da seletiva desta equipe ela estava voltando de uma contusão e não teve bons índices naquele dia. Porém, no último Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade realizado em abril, em Curitiba, ela já estava recuperada e foi uma das melhores atletas daquela competição?, explicou o técnico. A seletiva para a equipe feminina de canoagem feminina foi realizada em março, em Caxias do Sul-RS.

?Testamos e vimos que o potencial da Luana para o Pan é muito importante tecnicamente para a equipe, pois ela dá força ao conjunto do K4 que rende mais com ela na embarcação. Esperamos que todos possamos fazer um ótimo pan-americano para a canoagem feminina?, completou Álvaro.

Luana, que rema há quase quatro anos, integrará o time que disputa a prova do K4 500m, juntamente com Naiane Pereira, Daniela Alvarez e Ariela Pinto. Já Bruna Gama segue em recuperação após cirurgia realizada há 15 dias em Porto Alegre-RS.