Um dia depois de divulgar a tabela do Campeonato Brasileiro, A CBF anunciou uma versão básica do calendário da Série B. A principal novidade da próxima edição da divisão de acesso será a disputa de duelos regionais na última rodada, assim como aconteceu no Brasileirão do ano passado e está programado para a edição de 2012. Paraná e Atlético, os representantes do Estado na competição, jogam contra Guarani e Joinville, respectivamente. O tricolor estreia em casa enquanto o rubro-negro jogará na casa do adversário.

Assim, a rodada final da Série B, que está programada para ser disputada no dia 24 de novembro, terá sete confrontos estaduais: Avaí x Criciúma, Guarani x São Caetano, Guaratinguetá x Barueri, América Mineiro x Ipatinga, Atlético Paranaense x Paraná, ABC x América de Natal e ASA x CRB. Além disso, a última rodada terá um duelo entre clubes nordestinos – Vitória x Ceará.

De acordo com o calendário provisório, a edição de 2012 da Série B está prevista para começar a ser disputada no dia 19 de maio. Rebaixado no ano passado, o Atlético vai estrear em Santa Catarina contra o Joinville, que conseguiu o acesso no ano passado.

O Avaí, que também caiu em 2011, vai duelar com o Boa em Minas Gerais. Ceará e América Mineiro, que foram rebaixados no ano passado, se encontrarão na primeira rodada da Série B, em confronto marcado para Fortaleza.

Assim como acontece desde 2006, a Série B deste ano será disputada em sistema de pontos corridos, com as 20 equipes se enfrentando em turno e returno. Os quatro primeiros colocados conseguem o acesso para o Campeonato Brasileiro de 2013, enquanto os quatro últimos estarão rebaixados para a Série C.

Confira os jogos da primeira e da última rodada da Série B:

19 de maio

Paraná x Guarani

Joinville x Atlético

Criciúma x Guaratinguetá

São Caetano x ASA

Barueri x Vitória

Ipatinga x ABC

Ceará x América-MG

América-RN x Goiás

Boa x Avaí

CRB x Bragantino

24 de novembro

Goiás x Joinville

Avaí x Criciúma

Guarani x São Caetano

Guaratinguetá x Barueri

América-MG x Ipatinga

Vitória x Ceará

Atlético x Paraná

ABC x América-RN

Bragantino x Boa

ASA x CRB

 

Veja aqui a tabela completa divulgada pela CBF