Embalado neste início de temporada, Juan Martín Del Potro não deu chances ao francês Jo-Wilfried Tsonga, nesta quinta-feira, pelo Torneio de Dubai. Em 1h32min, o argentino aplicou 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/2, no atual número cinco do mundo.

Del Potro não se intimidou com o potente saque do rival e, com melhor aproveitamento no serviço, não foi ameaçado em nenhum momento da partida. Depois de um set inicial equilibrado, o argentino obteve duas quebras de saque e definiu a vitória com tranquilidade.

Foi a segunda vitória seguida do argentino sobre o francês. Na semana passada, Del Potro passou por Tsonga na semifinal do Torneio de Marselha – ficou com o título ao derrotar o local Michael Llodra.

Em Dubai, o argentino também repetirá mais um confronto na semifinal. Ele vai reencontrar Roger Federer, seu algoz na decisão em Roterdã, há duas semanas. Em busca da vaga na final, Del Potro tentará reverter o recente retrospecto negativo contra o suíço – que eliminou o russo Mikhail Youzhny nesta quinta.

Federer venceu os últimos confrontos entre os dois, incluindo as quartas de final do Aberto da Austrália, em janeiro. Ao todo, o suíço acumula nove triunfos, contra apenas dois do argentino.

A outra semifinal em Dubai reunirá o sérvio Novak Djokovic, primeiro cabeça de chave e principal favorito ao título, e o escocês Andy Murray, 4º colocado do ranking.