Precisando vencer para entrar na zona de classificação do Campeonato Paranaense, o Coritiba volta a campo na noite de hoje, contra o Londrina, no Norte do Estado. Mas além do Tubarão, o Coxa terá que superar vários problemas para alcançar a segunda vitória na competição.

No clássico contra o Paraná, no último domingo, dois jogadores deixaram o gramado do Couto Pereira contundidos. O volante Márcio Egídio, com um estiramento na região do quadril, e o meia Guaru, que sofreu uma contusão no nariz, desfalcam a equipe. Guaru passará por uma cirurgia na tarde de hoje e deve ficar afastado do time por pelo menos três semanas. Quem também está fora é o atacante Eanes, com uma torção no ombro direito.

O técnico Márcio Araújo esperava definir os substitutos no treinamento da manhã de ontem, mas novos imprevistos deixaram ainda mais dúvidas ao treinador. O volante Peruíbe, que retornaria à equipe após dois jogos ausente por contusão, voltou a sentir o tornozelo esquerdo e passou a ser dúvida. O zagueiro Índio também deixou o treino mais cedo, sentindo dores musculares, mas já avisou que estará em campo hoje.

No ataque, Jefferson, que fez uma boa estréia no clássico, está confirmado ao lado de Ludemar. ?Quem assistiu ao jogo contra o Paraná viu que o time está aguerrido, tem espírito. Essa é a nova cara do Coritiba e é assim que vai ser este ano. De repente as coisas podem não sair tão certas porque nós ainda não temos o entrosamento adequado, mas força de vontade e luta nunca vai faltar?, garante o novo centroavante alviverde.

Em busca de mais uma vitória, o Coxa deve voltar ao 3-5-2, formação usada no único resultado positivo conquistado pelo time no estadual, contra o Paranavaí, na terceira rodada. Rodrigo Mancha está de volta à equipe e fará o papel de terceiro zagueiro.

O volante Iverton deve ser o substituto de Peruíbe, mas Márcio tem outras opções. Júlio Madureira, que chegou no início do ano, e ainda não estreou, e até mesmo Renan, que foi chamado dos juniores, podem ganhar uma chance. Caso Índio não possa jogar, Vagner terá uma nova oportunidade na zaga coxa-branca.

Márcio Araújo diz que não está preocupado com a posição do Cori na tabela de classificação. Em quatro partidas, o time conquistou apenas quatro pontos e ocupa a quinta posição no Grupo B. Apenas os quatro primeiros de cada grupo se classificam à segunda fase. Mas Márcio garante que nem pensa em ficar de fora da parte decisiva do campeonato. ?Eu não tenho esse pensamento porque o campeonato não acaba hoje. Senão, eu vou me desgastar com uma situação que não aconteceu. Nós temos que ter essa percepção que faltam três jogos para o fim do primeiro turno e temos que terminar não só na zona de classificação, mas dando ao torcedor uma segurança, uma perspectiva para o segundo turno?, diz o técnico alviverde.

Garotos do júnior começam a ganhar espaço no profissional

Com alguns titulares afastados por contusão, a comissão técnica do Coritiba pode dar oportunidade a revelações das categorias de base do clube. O zagueiro Jean, os meias Pedro Kem e Renan, e o atacante Keirrinson, que fazem parte do time de juniores, foram chamados para treinar com a equipe profissional e viajaram ontem com o grupo para o interior do Estado.

Os quatro jogadores fizeram parte do grupo que chegou às quartas-de-final da Copa São Paulo de Juniores, quando o Cori foi eliminado nos pênaltis. A princípio, eles ficaram em observação e devem compor o banco de reservas na partida de hoje, contra o Londrina.

O grande destaque do Cori na competição foi Keirrinson, que marcou oito gols. Mas quem deve ganhar uma oportunidade primeiro é Renan, que foi citado pelo técnico Márcio Araújo como um dos possíveis substitutos de Peruíbe no jogo desta noite. ?Estamos ganhando uma oportunidade única. A gente trabalha firme com esse intuito, de chegar e ter uma chance no profissional. Se o professor nos der uma chance de jogar, nós vamos tentar honrar a camisa dando o máximo dentro de campo?, garante o jogador, de 20 anos.

Renan acredita que a campanha na Copa São Paulo mostra que os juniores do Cori estão prontos para ajudar o time profissional. ?Fizemos uma boa copa e provamos isso. Entre os melhores times do País, o único grande que chegou entre os primeiros foi o Coritiba. Acho que a equipe fez uma grande campanha e honrou o nome do Coxa?, orgulha-se a nova promessa alviverde.

CAMPEONATO PARANAENSE
1.º turno – 5.ª rodada – Grupo B
Árbitro: Ito Dari Rannov
Assistentes: Gilson Pereira e Carlos Braatz
Local: Café, em Londrina.
Horário: 20h30

LONDRINA x CORITIBA

Londrina
Serginho; Cassiano, Ronaldo Marconato, Rogelio e Bruno Barros; Marcelo Paulista, Carlos Lima, Jéferson e Guilherme; Eduardo e Carlinhos. Técnico: Vica.

Coritiba
Arthur; Anderson, Índio e Rodrigo Mancha; Wilton Goiano, Iverton (Renan ou Peruíbe), Jackson, Julinho e Ricardinho; Jefferson e Ludemar. Técnico: Márcio Araújo.