A diretoria de Esportes da Paraná Esporte tem um novo diretor, Detlev Uwe Surkamp, no lugar de Lester Pinheiro, que se afastou do cargo por desgaste administrativo.

A substituição, segundo o presidente da autarquia, Ricardo Gomyde, seguiu um processo natural, considerando que o novo diretor vinha exercendo a função de assessor da diretoria de Esportes. ?Assim teremos a renovação com a garantia de continuidade do trabalho?, aposta.

Detlev Surkamp, na verdade, era mais que um assessor da diretoria de Esportes. Era o coordenador-geral dos jogos oficiais do Paraná, como dos Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários. Está na Paraná Esporte desde o começo do mandato anterior do Governo Roberto Requião, convidado pelo próprio Lester Pinheiro para a coordenação inicialmente só dos Jogos Colegiais, que estavam sendo retomados.

?Quando fui convidado para trabalhar na Paraná Esporte, meu foco era os Jogos Colegiais. Não almejava chegar a diretor de Esportes.

As circunstâncias acabaram me levando a isso, começando pela vacância do cargo e meu perfil para essa nova função. Mas não vim para cá com esse propósito. Até sou grato ao professor Lester pela oportunidade de desenvolver o projeto dos Jogos Colegiais?, reconhece Detlev.

Sobre o novo trabalho, Detlev disse que tem planos, mas que no momento só espera desenvolver o calendário já elaborado. ?Seria até por questão de prazo. Qualquer proposta para este ano teria que constar do orçamento em 2007. Mas, para o futuro, temos uma proposta bastante grande, já apresentada à Secretaria de Educação. Seria a capacitação de professores da rede pública e de atletas que se destacassem nas diversas modalidades, com enfoque nos Jogos Colegiais?, planeja.

Pela proposta de Detlev, professores de Educação Física seriam preparados para atuar como treinadores nas modalidades que surgissem atletas com grande potencial técnico. ?Os professores seriam também incentivadores para o desenvolvimento do esporte no estado. Os atletas receberiam programas de treinamentos e seriam acompanhados em sua região e em centros onde a modalidade de sua escolha fosse mais desenvolvida?, explica Surkamp.

Professor de Educação Física, Detlev é funcionário do Estado desde 1984, com um padrão de coordenador de Educação Física do Colégio Estadual do Paraná e outro de técnico de natação e de atletismo no mesmo estabelecimento.