O futsal paranaense tem futuro. Pelo menos no que depender das equipes que disputarão este ano a Taça Paraná da categoria juvenil. Serão 16 times, número equivalente ao de agremiações que disputam o Campeonato Paranaense adulto, em suas três séries. E revelar atletas para estas competições é um dos principais objetivos da Taça, que terá a participação de atletas com idade de até 20 anos.

O número de equipes inscritas é o maior dos últimos anos, de acordo com a Federação Paranaense de Futebol de Salão. No ano passado doze clubes disputaram a Taça Paraná da categoria juvenil. Em 2006 tinham sido apenas oito.

?É muito bom ver que todo o trabalho feito para desenvolver as categorias de base está dando resultado. Assim cada vez mais teremos mão-de-obra local para suprir as necessidades de nossas equipes adultas?, afirmou o presidente da Federação Paranaense, Dias Lopes.

As dezesseis equipes que disputarão o título paranaense da categoria, a partir do dia 14 de março, são Coritiba/Cancun (Curitiba), Paraná Clube (Curitiba) Carambeí, Arapoti, AABB/Atlético (Curitiba), Araucária, Reserva, Marialva, Tibagi, Aquarius (Telêmaco Borba), Clube Verde (Ponta Grossa), ADC Tagliari (Campo Mourão), Adeafi (Foz do Iguaçu), Associação Cascavelense (Cascavel), Atlético Patobranquense (Pato Branco) e São Lucas (Paranavaí).

Este ano a Taça Paraná juvenil será disputada em três fases.

Na primeira os clubes foram divididas em quatro chaves, nas quais os dois primeiros se classificarão à segunda fase. Nesta etapa serão dividas em dois grupos e novamente apenas dois times seguirão na disputa, que terá seu título definido em um quadrangular decisivo.