O atacante Diego Tardelli, do Atlético-MG, é a principal novidade do técnico Dunga na lista de 22 convocados para a seleção brasileira que enfrenta a Estônia, no dia 12 de agosto, em Tallin. Ele e o lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, que já foi chamado em outras ocasiões são os únicos que não estiveram no elenco que foi campeão da Copa das Confederações, em junho, na África do Sul.

Tardelli substitui Alexandre Pato, do Milan, enquanto Marcelo ocupa a vaga de Kléber, do Internacional. O goleiro Victor, do Grêmio, é o outro campeão que ficou de fora, já que desta vez Dunga optou por chamar apenas dois jogadores para a posição.

Vice-artilheiro do Brasileiro, com oito gols, Tardelli é o destaque da campanha do Atlético-MG, que lidera o Campeonato Brasileiro. Aos 24 anos, ele já teve passagens pelas seleções de base – esteve na equipe que ficou em terceiro lugar no Mundial Sub-20, em 2005, na Holanda -, mas esta é sua primeira convocação para a seleção principal.

Dos convocados, apenas três atuam no futebol brasileiro: Diego Tardelli, o são-paulino Miranda e o flamenguista Kleberson. Outros três agora são “estrangeiros”: Ramires, que estava no Cruzeiro antes da Copa das Confederações, foi negociado com o Benfica; André Santos, ex-Corinthians, está agora no Fenerbahçe, da Turquia; e Nilmar se transferiu do Internacional para o Villarreal.

Como esta é uma data Fifa isolada, Dunga optou por manter a base da seleção também pelo pouco tempo de preparação: os jogadores devem se apresentar apenas na segunda-feira, e a equipe fará apenas um treino antes do jogo. Este será o primeiro jogo entre as seleções principais de Brasil e Estônia. O jogo servirá como preparação para as partidas contra Argentina, fora de casa, provavelmente e Rosario, e Chile, em Salvador, que podem assegurar a classificação para a Copa do Mundo de 2010.

Confira os 22 convocados para a partida:

Goleiros:

Júlio César (Inter de Milão-ITA)

Gomes (Tottenham-ING)

Laterais:

Maicon (Inter de Milão-ITA)

Daniel Alves (Barcelona-ESP)

André Santos (Fenerbahçe-TUR)

Marcelo (Real Madrid-ESP)

Zagueiros:

Lúcio (Inter de Milão-ITA)

Juan (Roma-ITA)

Luisão (Benfica-POR)

Miranda (São Paulo)

Meio-campistas:

Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE)

Felipe Melo (Juventus-ITA)

Josué (Wolfsburg-ALE)

Kleberson (Flamengo)

Kaká (Real Madrid-ESP)

Ramires (Benfica-POR)

Elano (Manchester City-ING)

Júlio Baptista (Roma-ITA)

Atacantes:

Luís Fabiano (Sevilla-ESP)

Robinho (Manchester City-ING)

Nilmar (Villarreal-ESP)

Diego Tardelli (Atlético-MG)