A duas provas do fim da temporada na Fórmula Indy, Helio Castroneves tem apenas oito pontos de vantagem sobre Scott Dixon. Neste sábado, o neozelandês venceu a primeira das duas corridas do fim de semana em Houston, com o brasileiro apenas na 18ª posição, e reduziu significativamente a vantagem de Helinho, que era de 49 pontos nesta manhã.

Oito pontos é quase nada na Fórmula Indy. Uma vitória vale 50, dez a mais do que chegar na segunda posição. É também a diferença entre um segundo e um quarto lugares numa corrida. Por outro lado, se Helinho vencer a corrida deste domingo e Dixon não completar, o brasileiro já pode comemorar o título. A última prova da temporada está agendada para daqui a dois finais de semana, no oval de Fontana.

O sábado foi corrido para os pilotos da Indy. Por conta de problemas numa chicane, o treino que seria sexta foi adiado para momentos antes da corrida. O japonês Takuma Sato largou na pole, ficou na frente por seis voltas, mas teve problemas mecânicos. Completou em 17º, com atraso de oito voltas.

Helio Castroneves também fechou a prova bem atrás. Depois de largar no 22º lugar, ele ficou oito voltas parado nos boxes com problemas mecânicos no carro e acabou realizando apenas 80 das 90 voltas previstas. Assim, somou 12 pontos, contra 53 do seu concorrente ao título.

Dixon completou a prova em 1h54min48s, seguido de Simona de Silvestro e Justin Wilson. Tony Kanaan, que na sexta assinou com a equipe Ganassi, não completou a prova.

No domingo acontece a segunda prova do fim de semana em Houston. O grid será definido em treino a partir das 9h45 (horário de Brasília) e a corrida tem largada prevista para as 13h30.