Idário Café
Líder da categoria 500cc, Doca
nunca venceu na pista da cidade.

São Paulo – Um tabu ronda o atual campeão e líder da temporada 2005 na categoria 500cc do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Alecsandre Brieda de Grandi, o Doca, nunca venceu em Cascavel. Neste fim de semana, ele terá outra chance, pois a sexta etapa acontece na cidade do Oeste paranaense.

"Vamos ver se agora quebro esse tabu. Conheço bem a pista, já andei várias vezes aqui", afirma Doca, que chegou a Cascavel quarta-feira, para se preparar melhor. "A pista é famosa por ser muito rápida e requerer atenção."

No entanto, o líder do campeonato com 115 pontos diz não ter nenhum tipo de dificuldade com o traçado. "Acho que foi por coincidência que nunca venci aqui, essas coisas acontecem às vezes, e um dia vai acabar, quem sabe no domingo."

Na segunda etapa deste ano, também disputada em Cascavel, Doca ficou em segundo, e a vitória coube a Murilo Colatreli, vice-líder do certame (88 pontos). Nos treinos desta semana no circuito paranaense, Doca e Murilo fizeram tempos muito parecidos. "O Murilo também anda forte aqui. Vamos ver quem chega à frente desta vez."

Perto do título

Apesar da vontade de acabar com o tabu, Doca admite que isso possa deixar de ser a prioridade durante a prova. Até por ordem da equipe, ele pode acelerar menos pensando no campeonato. "Se a disputa estiver muito apertada, não devo me arriscar, pois há muita coisa envolvida."

Se Murilo não pontuar ou fizer somente um ponto, e Doca vencer, ele pode ser campeão em Cascavel. "É difícil, mas seria perfeito. Minha primeira vitória aqui seria a do bicampeonato."

Organizado pela CBM, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade é disputado em quatro categorias 125cc, 250cc, 500cc e Supersport. A competição tem oito etapas e conta com a participação de pilotos de várias partes do país.

Além de ser organizado pela CBM, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem patrocínio da Honda e Mobil, co-patrocínio de Expresso Joaçaba e parceria em Cascavel com o Deville Express, que é o hotel oficial da 6.ª etapa.