O campeonato brasileiro chega à última rodada e cinco equipes estão entre o céu e o inferno. Com Grêmio e Guarani já confirmados na Série B em 2005, restam mais duas vagas e cinco candidatos. Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Criciúma e Vitória entram em campo hoje para tentar escapar da degola.

Flamengo, Botafogo e Atlético-MG confirmam a presença na elite do futebol brasileiro em 2005 se vencerem seus jogos, independente do resultado dos outros concorrentes. Já Criciúma e Vitória precisam vencer e além disso torcer por tropeços dos adversários.

O Flamengo tem 51 pontos, está em 18.º e vai encarar o Cruzeiro no Maracanã. Se derrotar o time mineiro, o Flamengo se garante na primeira divisão. Em caso de empate, precisa torcer para que Botafogo, Atlético-MG ou Criciúma não vençam seus jogos. Mas se perder pro Cruzeiro, aí terá que torcer por empate ou derrota de duas destas quatro equipes: Botafogo, Atlético-MG, Criciúma e Vitória.

O Botafogo tem 50 pontos, está em 19.º e pega o Atlético-PR na Arena da Baixada. A missão é das mais ingratas. Se vencer, o Fogão escapa da Segundona, independente dos outros resultados. Em caso de empate, tem que torcer por empate ou derrota de duas destas três equipes: Atlético-MG, Criciúma e Vitória. Porém, se perder pro Furacão, que está disputando o título, vai precisar torcer por dois desses resultados: derrotas de Atlético-MG e Criciúma, empate ou derrota do Vitória.

O Atlético-MG também tem 50 pontos, está em 20.º e tem pela frente o São Caetano, no Mineirão. Com uma vitória, o Galo segue na elite. Se empatar, tem que contar com dois desses três resultados: derrota do Botafogo, derrota ou empate de Criciúma e Vitória. Mas se perder, terá que torcer para que o Criciúma perca pro Coritiba e que o Vitória não vença a Ponte Preta.

O Criciúma tem 49 pontos, está em 21.º e recebe o Coritiba, em casa. Já não depende apenas do próprio triunfo. Mesmo vencendo, tem que torcer pra que um dos três concorrentes não vença: Flamengo, Botafogo ou Atlético-MG. Em caso de empate, tem que contar com dois desses três resultados: derrotas de Atlético-MG e Botafogo, empate ou derrota do Vitória. E se por acaso perder o jogo pro Coxa está rebaixado pra Série B.

O Vitória é o mais ameaçado. Tem 48 pontos, está em 22.º e recebe a Ponte Preta, em Salvador. O único resultado que interessa é a vitória. E mesmo assim ainda tem que torcer pela derrota de dois dos três adversários: Criciúma, Atlético-MG e Botafogo. Se empatar ou perder está rebaixado.