Disputado desde 2003, o sistema de pontos corridos no Campeonato Brasileiro ganha mais uma edição. Neste final de semana, 20 clubes iniciam a batalha pelo título, por vagas na Libertadores e Copa Sul-Americana, e para escapar do rebaixamento à Série B. Nesta fórmula, o Atlético é sétimo melhor time, de acordo com levantamento feito pelo jornal Estadão.

Para chegar ao número, a pesquisa analisou o posicionamento das 20 equipes nas últimas edições do campeonato, somando as disputas das Séries B e C. No ranking, o São Paulo aparece em primeiro, seguido de Internacional, Cruzeiro, Santos, Flamengo e Palmeiras. Desde 2003, apenas novo clubes permaneceram na Série A, entre elas o Furacão.

Outro representante do estado na disputa, o Coritiba chega com grande favoritismo nesta temporada. Um dos semifinalistas da Copa do Brasil, o Verdão bateu marcas históricas e espera apagar as más atuações que obteve na elite do futebol brasileiro. Com dois rebaixamentos, o Alviverde está na 15ª colocação na média geral.