O piloto norte-americano Ed Carpenter surpreendeu os favoritos e conquistou nesta sexta-feira a pole position da etapa de Kentucky da Fórmula Indy. Assim, ele vai largar na frente na 15ª corrida do calendário, que acontece na noite deste sábado, a partir das 21h45 (horário de Brasília).

É a primeira pole da carreira de Carpenter, que disputa a Indy desde 2003. Na temporada atual, ele participou de apenas duas provas pela equipe Panther, o que o deixa na 32ª colocação no campeonato. Mesmo assim, foi o mais rápido no treino desta sexta-feira, com o tempo de 48s8958.

Líder do campeonato, o australiano Will Power conseguiu a segunda posição no grid em Kentucky, com a marca de 48s9192. Já o seu maior adversário na luta pelo título, o escocês Dario Franchitti, foi mal no treino desta sexta-feira e vai largar apenas em 11º lugar neste sábado.

Entre os pilotos brasileiros, o melhor no treino de classificação foi Mário Moraes, que conseguiu o 7º tempo. Hélio Castroneves ficou logo atrás, em 8º lugar. Enquanto isso, Vitor Meira terminou em 12º lugar, Raphael Matos foi o 20º colocado e Tony Kanaan obteve a 26ª posição.