Edgar Castellon
Ontem foi dia de treino no conjunto Poliesportivo Monte Alegre.

O melhor do bicicross no continente americano será a atração de hoje e amanhã em Paulínia, no interior paulista. Com a participação de cerca de 130 pilotos, representando o Brasil, EUA, Colômbia e Chile, acontece o Bicicross America?s, torneio internacional que serve de preparação para o Mundial da modalidade. Hoje, a partir das 10h30, será realizada a fase de classificação, selecionando 64 pilotos para as finais de amanhã.

E a elite do BMX nacional e de outros países do continente americano estarão competindo nos 370m da pista montada no Conjunto Poliesportivo Monte Alegre, em Paulínia. Entre os destaques estão Éderson Klabunde, campeão brasileiro de 2005 na categoria Elite, Deivilin Baltazar, vice no ano passado, e os juniores André Montibeller, vencedor de 2005, e Daniel Brito, vice-campeão. Em jogo, uma bonificação para os melhores de R$ 10,7 mil, cabendo ao campeão a quantia de R$ 4 mil.

A temporada 2006 será bastante agitada para o BMX nacional. Afinal, no meio do ano, a cidade de São Paulo será a sede do Mundial da modalidade, motivo para que todos os ciclistas aprimorem seus desempenhos e busquem resultados positivos para chegar ao evento na melhor posição possível. Antes disso, porém, os principais ciclistas do País medirão força com representantes dos Estados Unidos, Chile e Colômbia no Bicicross America?s, torneio que servirá de aquecimento para o Mundial.

Estão confirmados para a prova em Paulínia, entre outros, os oito mais bem colocados. Na Elite, as atrações são os catarinenses Éderson Klabunde (1.º) e Thiego Machado (6.º), os paulistas Deivilin Balthazar (2.º), Gustavo Chiara (3.º), Daniel Jorge (5.º) e Alan Duarte (8.º), além do mineiro Renato Silva (4.º). Na categoria Júnior estarão presentes o catarinense André Montibeller (1.º), os paulistas Daniel Brito (2.º), Mauro Aquino (3.º), Márcio Ataíde (5.º) e Marcone Silva (7.º), o mineiro José Calazans (4.º) e o brasiliense Vitor Pereira (8.º).