Uma prova que alia corrida (a pé e de bicicleta) ao ar livre com natação – e tudo isso à beira da praia.

Poucos esportes combinam tanto com litoral quanto o triatlo. E esta ?parceria? será repetida a partir das 7h45 na Praia Mansa de Caiobá, quando começa a etapa paranaense do Sesc Triathlon Circuito Nacional. Para os paranaenses, é a 19.ª edição do Sesc Triathlon, que este ano será uma prévia da disputa dos Jogos Pan-Americanos.

Mais de seiscentos atletas (entre amadores e profissionais, estes largando às 9h15) participarão da prova, uma das mais tradicionais do esporte no País. Para a elite, serão 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Os amadores, divididos em várias categorias, farão metade desse percurso.

O trajeto dos profissionais começa na praia, em frente à Rua Caiobá. Eles darão uma ?volta? na praia, em percurso marcado por bóias. Dali, pegam as bicicletas e seguem por Caiobá e pela Estrada do Contorno, até a Alexandra-Matinhos. No km 10 da rodovia, eles voltam, terminando na Avenida Atlântica. Ali começa a corrida, que vai até a outra ponta da avenida e volta, fechando os dez quilômetros.

Os favoritos de hoje são os ?olímpicos? Paulo Myashiro, Juraci Moreira, Mariana Ohata e Carla Moreno. Eles também são favoritos para a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, o que torna o Sesc Triathlon uma prévia do que pode acontecer no pan – e com maior competitividade, pois atletas europeus (Alemanha, França e Portugal) estarão na prova do litoral paranaense.

Serviço

Para facilitar a vida dos participantes – e também dos que estão aproveitando a temporada -, a organização do Sesc Triathlon teve o apoio de órgãos públicos. A partir das 7h15, todas as ruas utilizadas no percurso estarão bloqueadas para carros, e haverá um policial a cada 100 metros para orientar a população. A previsão do tempo para hoje, segundo o Simepar, é de céu com muitas nuvens, mas com pouca possibilidade de chuva. A temperatura máxima será de 31ºC, e a mínima de 21ºC.