A Copa dos Campeões será disputada no Japão, em Nagoya e Tóquio, mas ao menos uma jogadora da seleção brasileira feminina de vôlei vai se sentir “em casa”. A ponteira Fernanda Garay defendeu uma equipe do país em 2010, o NEC, e espera ajudar o Brasil a conquistar o seu quinto título neste ano – já foi campeão dos Torneios de Montreux e Alassio, do Grand Prix e do Sul-Americano.

“Recebi uma mensagem de uma antiga companheira da minha equipe aqui no Japão que dizia: ‘bem-vinda à casa’. Realmente me sinto em casa nesse país. Mesmo sem falar o japonês, consigo me virar bem aqui. Também é a segunda vez que fazemos aclimatação no CT do Hisamitsu”, comentou Fernanda Garay.

A estreia do Brasil na Copa dos Campeões será na próxima terça-feira, diante dos Estados Unidos, mas a equipe se prepara para a competição desde a última quarta-feira no centro de treinamento do Hisamitsu, em Kobe. Fernanda Garay destacou a importância da chegada antecipada para se adaptar ao fuso horário japonês.

“Gosto muito do Japão. Os japoneses têm uma cultura diferente da nossa. O fuso horário sempre é complicado. Por isso, é importante chegarmos antes para fazermos esse período de aclimatação. Desta vez, estamos respondendo bem e quando começarem os jogos estaremos preparadas”, disse.

Na Copa dos Campeões, a seleção terá desfalques importantes, pois não poderá contar com a levantadora Dani Lins, contundida, a ponteira Gabi e as centrais Thaisa e Juciely, todas com problemas físicos. Fernanda Garay espera que o Brasil supere os desfalques e seja competitivo no torneio.

“Queremos fazer boas apresentações. Estamos sem algumas jogadoras importantes que vinham nos ajudando bastante. As atletas que chegaram estão muito motivadas, cheias de disposição e querendo mostrar serviço. Mesmo com o pouco tempo de preparação queremos fazer esse time render bem para conquistarmos mais um título. Sabemos que é um campeonato curto e rápido com somente cinco jogos e vamos buscar mais essa vitória”, disse.

Além dos Estados Unidos, o Brasil também terá Tailândia, República Dominicana, Rússia e Japão como adversários na Copa dos Campeões, disputado no sistema de pontos corridos entre os dias 12 e 17 de novembro em Nagoya e Tóquio. A seleção brasileira venceu a competição em 2005 e ficou em segundo lugar na última edição, em 2009.