Com uma surpreendente atuação do atacante Marcos Aurélio e do meia Pedrinho, o Santos venceu pela primeira vez em casa neste Campeonato Brasileiro. A equipe da Vila Belmiro derrotou o Cruzeiro, por 4 a 1, neste sábado, pela 10.ª rodada e afastou o time da zona do rebaixamento. A terceira vitória no campeonato deixou o Santos com 12 pontos, no meio da tabela de classificação, a um ponto do Cruzeiro, que abandonou a zona de classificação para a Copa Sul-americana.

O jogo começou movimentado e com gol do Santos. Aos sete, Rodrigo Tabata cruzou da direita, Pedrinho ajeitou de meia bicicleta e a bola sobrou para Marcos Aurélio desviar para o gol. O domínio santista no primeiro tempo foi só atrapalhado pelo empate do Cruzeiro, aos 9 minutos. Roni recebeu na área e cruzou rasteiro para Araújo, que ajeitou para a chegada de Fernandinho. Ele bateu cruzado, Fábio Costa foi mal no lance e a bola entrou no ângulo.

A pressão santista foi recompensada aos 30 – exatamente quando o Cruzeiro começava a igualar a partida. Marcos Aurélio fez boa jogada pela esquerda, invadiu a área passando pelo marcador, e cruzou rasteiro. Rodrigo Tabata entrou sozinho, se antecipou ao zagueiro e tocou para gol, com o goleiro Gatti já batido no lance.

O terceiro gol do Santos veio ainda no primeiro tempo. Nos descontos Marcos Aurélio fez mais uma grande jogada, deu um passe preciso para Pedrinho, que recebeu livre na área e bateu cruzado na saída de Gatti para fazer 4 a 1.

Segundo tempo

O domínio santista da primeira etapa continuou no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, o time de Vanderlei Luxemburgo teve a chance de marcar o quarto gol, quando Rodrigo Tabata bateu falta da lateral da área, Rodrigo Souto desviou de cabeça e acertou a trave de Gatti. A bola ainda bateu nas costas do goleiro e saiu pela linha de fundo.

Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Botafogo, novamente na Vila Belmiro, no sábado que vem. No mesmo dia, o Cruzeiro recebe o Goiás, no Mineirão.