Inter e Grêmio empataram por 2 a 2 na 398ª edição do tradicional clássico gaúcho, neste domingo, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), pela 30ª rodada do Brasileirão. O Gre-Nal, marcado pela polêmica na distribuição de ingressos para a torcida gremista e confusão na chegada dos torcedores, teve muitos lances gols e equilíbrio dentro de campo.

Com o empate no clássico, o Grêmio chegou aos 53 pontos e se consolidou na segunda colocação do Brasileirão. Já o Inter chegou aos 42 pontos, distanciando-se mais um pouco da zona de classificação para a Libertadores.

As duas equipes voltam a campo no meio de semana em jogos decisivos pelas quartas de final da Copa do Brasil. O Inter vai a Curitiba enfrentar o Atlético-PR, após empatar por 1 a 1 na primeira partida. Já o Grêmio recebe o Corinthians em Porto Alegre – na ida, em São Paulo, houve empate sem gols.

Caso os dois rivais passem adiante, se cruzarão novamente, dessa vez pela semifinal da Copa do Brasil, o que provocará o Gre-Nal de número 400 ainda neste ano. Pelo Brasileirão, no próximo domingo, o Inter recebe o São Paulo e o Grêmio pega o Curitiba fora de casa.

O JOGO – O Internacional saiu na frente, logo no início do clássico. O primeiro gol saiu aos 3 minutos, quando a zaga do Grêmio falhou na saída de bola, Otávio roubou e tocou para Willians, que chutou forte e rasteiro de fora da área, acertando o canto direito de Dida.

Em seguida, o jogo passou a ficar equilibrado, com as duas equipes indo ao ataque, mas sem efetividade. Aos 24 minutos, Kleber chegou forte e acertou a perna de Vargas, na entrada da grande área. O juiz marcou falta e deu cartão amarelo para o lateral do Inter. Mas Alex Telles bateu mal e acertou a barreira colorada. No rebote, Pará lançou Barcos na área, mas o argentino arrematou em cima da zaga.

O Grêmio chegou ao gol aos 41 minutos, com uma bola lançada do meio do campo para a intermediária adversária. O zagueiro Jackson tentou cortar, mas chutou por cima de Muriel, marcando contra, sem chances para o goleiro do Inter.

No final da primeira etapa, o Inter ainda teve mais uma chance com D’Alessandro, que cobrou uma falta forte da intermediária, com a bola raspando a trave de Dida.

O segundo tempo começou movimentado. Aos 4 minutos, o zagueiro gremista Saimon cortou mal e a bola ficou com D’Alessandro, que por pouco não marca. Em seguida, após um rápido contra-ataque, Kleber recebeu e tocou para Vargas, que cortou Muriel e marcou o gol da virada gremista aos 6.

O Grêmio começou a dominar as jogadas de ataque e aos 10 minutos, após cruzamento de Pará, Souza subiu livre e cabeceou raspando a trave de Muriel. Mas aos 14, D’Alessandro ingressou na área gremista, sofreu falta de Bressan e o árbitro marcou o pênalti. O próprio D’Alessandro cobrou no canto esquerdo de Dida, marcando o gol de empate.

A parte final do jogo ganhou emoção, com as duas equipes jogando abertas em busca do gol. D’Alessandro quase marcou aos 31 minutos e Kleber chutou colocado no canto esquerdo de Muriel, que se esticou para espalmar. As duas equipes seguiram buscando o gol, mas o Gre-Nal terminou empatado.

FICHA TÉCNICA:

INTER 2 X 2 GRÊMIO

INTER – Muriel; Gabriel, Jackson, Juan e Kléber; João Afonso, Willians, Jorge Henrique (Forlán), D’Alessandro e Otávio (Caio); Leandro Damião (Rafael Moura). Técnico: Clemer.

GRÊMIO – Dida; Pará, Werley (Saimon), Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas (Wendell), Barcos (Yuri Mamute) e Kléber. Técnico: Renato Gaúcho.

GOLS – Willians, aos 3, e Jackson (contra), aos 41 minutos do primeiro tempo; Vargas, aos 6, e D’Alessandro (pênalti), aos 14 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Marcelo de Lima Henrique.

CARTÃO AMARELO – Kleber, João Afonso e Willians (Inter); Pará, Bressan e Alex Telles (Grêmio).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS).