Em clima de revanche, o brasileiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig derrubaram os favoritos Bob e Mike Bryan na estreia das duas duplas no ATP Finals, em Londres. Após serem derrotados na semifinal de Paris, na semana passada, Melo e Dodig superaram os irmãos norte-americanos nesta terça-feira por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 10/8.

Estreantes na competição que reúnes os melhores da temporada, Melo e Dodig abriram vantagem no Grupo A do ATP Finals. Com a vitória, eles ocupam a segunda posição na chave, atrás somente dos poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski. Na segunda, eles venceram o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer.

Melo e Dodig voltam à quadra coberta da Arena O2, em Londres, nesta quinta-feira. Os adversários ainda não estão definidos. Podem ser os poloneses ou a dupla derrotada na segunda-feira.

Para estrear com grande vitória na estreia, Melo e Dodig precisaram mostrar poder de reação. Eles saíram atrás no placar, com desempenho irregular no set inicial. No entanto, começaram melhor a segunda parcial e quebraram o saque dos rivais americanos. Bob e Mike Bryan chegaram a devolver a quebra, mas logo perderam o serviço novamente.

Após buscar o empate no jogo, Melo/Dodig viram os rivais abrirem 4/0 no super tie-break. Depois do susto, brasileiro e croata reagiram rapidamente e buscaram a igualdade. Na sequência, viraram em 6/5 e cravaram a vitória nos games seguintes.

Mais cedo, o brasileiro Bruno Soares fez sua estreia na competição, ao lado do austríaco Alexander Peya. Segunda dupla do ranking, eles foram surpreendidos pelo indiano Leander Paes e pelo checo Radek Stepanek por 6/3, 5/7 e 10/8. Para seguirem com chances de classificação às semifinais, Soares e Peya terão que vencer seus dois próximos jogos no Grupo B.