O paranaense Emanuel teve uma temporada perfeita em 2011, conquistando ao lado do capixaba Alison o Campeonato Mundial, o Circuito Mundial, o Circuito Brasileiro e a medalha de ouro do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Para o ano que vem, a parceria prevê ainda mais superação para ficar com o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres.

Além dos títulos, Emanuel recebeu premiações individuais importantes no ano. Ele foi eleito o melhor atleta brasileiro da temporada, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e o melhor jogador pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).

Emanuel já tem duas medalhas olímpicas no currículo. ambas conquistadas com Ricardo: ele foi ouro em Atenas 2004 e, quatro anos depois, receberam o bronze. Na ocasião, eles haviam sido derrotados na semifinal por Márcio e Fábio, que acabaram ficando com a prata.

Para recuperar o lugar mais alto do pódio olímpico, Emanuel traçou com Alison um planejamento diferente para 2012. A dupla retoma os treinamentos já no dia 4. As etapas do Circuito Brasileiro e Mundial do primeiro semestre servirão como preparação para Londres