O Autódromo Internacional de Curitiba já vive o clima da Pick-up Racing. As equipes da categoria, que realiza neste fim de semana no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) a 4.ª e a 5.ª etapas das nove agendadas para o campeonato de 2005, estão com os boxes montados e os carros prontos para a disputa.

Ontem foi iniciada a programação oficial com a vistoria técnica das 26 pick-ups que disputarão as provas e o sorteio dos turbo-compressores entre as equipes.

Hoje os carros vão para a pista utilizando o circuito misto, e os pilotos e equipes têm três horas para buscar o melhor acerto. As sessões acontecem das 9h às 10h, das 11h às 12h e das 13h às 14h. O treino classificatório, que define o grid de largada, acontece às 15h30.

Amanhã acontece um warm up de 15 minutos às 9h e a largada será às 11h, com transmissão ao vivo do canal a cabo National Sports Channel (NSC). No domingo, as pick-ups estréiam no anel externo do Autódromo de Curitiba. Das 9h às 9h40 acontece o warm up e a largada será às 14h, com transmissão da NSC e da Rede TV!.

João Campos

A busca por vitórias nas provas que vão compor a rodada do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing vai representar para o piloto gaúcho João Campos, também, uma batalha estatística. Tetracampeão da categoria e líder da temporada de 2005 com duas vitórias, ele busca nas provas de sábado e domingo a liderança isolada no ranking de primeiros lugares da categoria para o Autódromo Internacional de Curitiba, onde o campeonato abre a reta decisiva.

Em seus mais de quatro anos de história, a categoria das caminhonetes teve no circuito paranaense sete de suas 55 corridas. João venceu duas, mesmo aproveitamento do conterrâneo Nelson Bazzo. Tazzio Borghesi, Emerson Duda e Kau Machado, todos pilotos do Paraná, contabilizam uma vitória, cada, nas provas disputadas em Curitiba. "Bazzo e eu temos a mesma chance de ficar à frente, mas o Duda tem a chance de nos alcançar. Vai ser uma boa disputa", prevê.

Emerson Duda

A situação parece perfeita. Vitória na última prova e com as duas próximas etapas na pista que considera "o quintal de casa". O piloto Emerson Duda tem todos os motivos para acreditar que essa é a grande oportunidade para a arrancada em busca do título do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing. Mas o paranaense prefere encarar a situação com muita cautela.

Mesmo com duas corridas no Autódromo Internacional de Curitiba, Duda prefere não falar na possibilidade de assumir a liderança do campeonato: "Estou focado apenas na etapa de sábado. Não adianta ficar fazendo prognóstico do que pode acontecer. Tenho que pensar em um bom resultado nessa corrida. Esse é meu objetivo agora", analisa o piloto, que ocupa a quinta colocação no campeonato, com 23 pontos.

Os ingressos para o fim de semana custam 10 reais e valem para os dois dias. A categoria estará presenteando os pais que comparecerem ao autódromo acompanhados de familiares. O pai que comprar um ingresso ganha cortesias para a esposa e os filhos.

Campeão de ultrapassagens

As três primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Pick-up Racing de 2005 consolidaram Eduardo Freitas como melhor estreante da temporada. O piloto gaúcho esteve entre os seis primeiros colocados nas três corridas já disputadas e ocupa o quarto lugar na classificação da competição, que terá seqüência com uma rodada dupla. As quarta e quinta etapas deste sábado e domingo serão disputadas no Autódromo Internacional de Curitiba.

Freitas compete na Pick-up Racing pela João Campos Motoresport, equipe do tetracampeão brasileiro João Campos. Em sua estréia, em Tarumã, foi terceiro colocado, depois de largar em décimo. Em Campo Grande, alinhou em 12.º e ficou em sexto. Na corrida passada, em Santa Cruz do Sul, largou em 11.º e terminou em quinto, depois de ocupar o segundo lugar durante grande parte da prova, até ser tirado da pista por outro concorrente.