O curitibano Rafael Kompatscher, do Graciosa Country Club, foi o grande vencedor da categoria primeira classe do Tennis Friends Open – Grupo Paulo Pimentel, torneio de tênis que reuniu 308 atletas amadores e profissionais nas quadras da academia All Sport, em Curitiba, durante os dois últimos fins de semana, e que se encerrou ontem.

A exemplo do Brasil, Rafael fez uma final antecipada nas quartas-de-final da competição, despachando o seu maior rival na luta pelo título, o líder do ranking paranaense Marcos Silva, ao batê-lo por duplo 7/5. Na final, Rafael teve menos trabalho para superar o companheiro de clube, Rodrigo Costa Cristo, por 6/2 e 7/5. “O desempenho do campeão mostra que ele retornou em grande estilo e tem tudo para rivalizar com Silva na luta pela liderança do ranking”, comentou o árbitro geral do torneio, Luiz Fernando Ramos, lembrando que Kompatscher retornou às quadras paranaenses no fim do mês passado, depois de tentar a sorte no exterior. Hoje em dia, Rafael é quartoanista do curso de Engenharia Civil da PUC-PR, e diretor financeiro da Federação Parananense de Desportos Universitários. “Apesar das várias atividades, meu maior prazer é quando entro na quadra para jogar tênis”, festeja o campeão.

No feminino, o título da primeira classe ficou com a tenista do Paraná Clube Sandy Keller, que bateu na final Mônica Gulin, por dois sets a zero, parciais de 6/4 e 6/1. Segundo Ramos, o evento mostra um crescimento do tênis paranaense, que vem apresentando uma grande evolução nos últimos anos. “Hoje em dia, contamos com nove atletas entre os dez primeiros dos rankings juvenis do Brasil. Isso demonstra que a qualidade de nossos atletas tem evoluído muito ultimamente”, festeja Luiz Fernando. Os principais destaques, no entanto, são Gustavo Costa (14 anos), Marina Chiarelli e Alexandre Bonato (ambos nos 18 anos), que lideram suas categorias do ranking brasileiro infanto-juvenil.

No próximo fim de semana, Ponta Grossa vai receber os principais tenistas do Paraná, para um torneio no Clube da Lagoa.

O Tênnis Friends Open – Grupo Paulo Pimentel, contou com a participação de atletas de 15 clubes de Curitiba e região, além de um clube convidado de Pato Branco. O evento teve organização da All Sport, com supervisão da Federação Paranaense de Tênis.