O Campeonato Paranaense de Enduro Equestre 2010 começa no dia 13 de março, com a primeira etapa do ano. Este é o esporte hípico mais praticado no mundo e cada vez mais conquista adeptos no Brasil. A prova do próximo sábado vai reunir conjuntos (cavaleiros e amazonas em seus cavalos) de diversas regiões e até do Uruguai. Haverá também a participação da cavalaria da Polícia Militar. A organização do concurso é de Aristides Athayde Neto.

No enduro equestre, os conjuntos percorrem uma trilha com obstáculos naturais, em um tempo pré-determinado ou em velocidade livre. Participam cavalos de todas as raças – puros ou mestiços – com idade acima de quatro anos. Não existe limite de idade para o cavaleiro ou a amazona. O enduro equestre não exige qualificação técnica do cavalo e do cavaleiro nas categorias inferiores, o que torna o esporte fácil de ser praticado.

O Campeonato Paranaense possui cinco etapas durante o ano. Cada uma delas reúne cerca de cinquenta conjuntos. A etapa do dia 13 vai abrigar as modalidades Velocidade Livre, com percurso de 56 quilômetros em 3 anéis; Velocidade Regularidade -Graduado, com percurso de 40 quilômetros em dois anéis; e Aberta, com 24 quilômetros em um anel. Haverá também o Endurinho, destinado para crianças em um percurso de dois quilômetros.

Segundo Rosemary Guimarães, que faz parte da organização do evento, existe uma grande preocupação quanto às condições dos cavalos. Todos passam por uma inspeção veterinária antes das provas. “Se o animal não estiver em condições ou houver qualquer sintoma que indique que ele não está apto, é eliminado no ato”, afirma. É proibida a utilização de espora e chicote durante as provas.

O evento é organização e os resultados são julgados conforme o regulamento geral da Confederação Brasileira de Hipismo e da Federação Equestre Internacional. A primeira etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre será disputada a partir das 7h30 do próximo sábado no hotel Fazenda das Araucárias, localizado na BR-277, Km 61, no sentido Curitiba – Paranaguá.

As próximas etapas da competição serão realizadas nos dias 15 de maio, em São Luiz do Purunã; 24 de julho, em local ainda a ser definido; 18 de setembro, no litoral; e 27 de novembro, em Piraquara. Os vencedores do Campeonato Paranaense de 2009 foram Cláudia Nicolau (categoria Aberta Adulto), João Antônio La Pastina (Aberta Jovem), Eduardo Ribas Pesserl (Aberta PP), Rosalina Cardoso Machado (Graduado Adulto), Ana Flávia Montrucchio (Graduado Jovem), Jorge Alan Wunderlich Junior (Graduado PP), Tiago de Abreu Polidoro (Velocidade Livre Adulto) e Ana Flavia Montrucchi Ilkiu (Velocidade Livre Young Riders).