São Paulo (AE) – Amanhã começa a penúltima série de testes antes de iniciar o Campeonato Mundial de Fórmula 1, dia 18 de março, em Melbourne. A maioria das onze equipes estará no circuito da Catalunha, em Barcelona. Depois restará apenas o treino na pista de Sakhir, sob o calor intenso de Bahrein, a partir do dia 26.

Até agora houve dois grandes ensaios coletivos com os carros modelo 2007. Em Valência, de 30 de janeiro ao dia 2, e em Jerez de la Frontera, ambos na Espanha, de terça a quinta-feira. Ao término do teste de Jerez, Felipe Massa, da Ferrari, maior esperança brasileira de lutar pelas vitórias e, quem sabe, o título, afirmou: ?A McLaren é, neste momento, quem tem o carro mais veloz, mas a melhor, para mim, é a BMW?.

Os resultados da pré-temporada são muitas vezes enganosos. Ano passado, por exemplo, os pilotos da Honda, Rubens Barrichello e Jenson Button, acreditaram que tinhas chances de ser campeões diante do que apresentaram nesses ensaios. Quando começou o mundial, porém, mostraram-se lentos. Mas há boas indicações, agora, de que o desempenho de Renault, Ferrari, McLaren e BMW se assemelha bastante. Ainda que não sejam dados conclusivos, os tempos obtidos nos treinos sugerem diferenças muito pequenas entre elas.

A declaração de Massa pode bem ser, também, uma forma de tentar passar a falsa impressão de que a Ferrari ficou um pouco para trás. O quadro evidenciado até agora nos treinos dá a entender que a Fórmula 1 pode reviver, este ano, o belo campeonato de 2003, quando as vitórias nas 16 etapas foram divididas entre 8 pilotos, de 5 times distintos.