A regularidade é um dos fatores fundamentais para um clube grande se manter no topo das tabelas por um bom tempo. Porém, se analisarmos a campanha das principais equipes do Brasileiro deste ano, podemos conferir que poucas agremiações conseguiram essa façanha. Entre elas, apenas Internacional-RS e Cruzeiro-MG.

Atualmente, na ponta do Brasileirão 2010 estão clubes que sofreram muito na última temporada. Destaque para Atlético (5º), Botafogo (6º) e Fluminense (1º), equipes que brigam por vagas na Libertadores, e que ano passado garantiram a permanência na elite do futebol brasileiro somente na penúltima e última rodada.

O Furacão alternou altos e baixos na competição atual. No início, parecia que a luta seria novamente para se manter na Série A. Porém, com a contratação de Paulo César Carpegiani e as boas jornadas de Paulo Baier e Branquinho, o Rubro-Negro cresceu e tem feito uma grande campanha até o momento.

Líder atual, o Fluminense teve uma arrancada fenomenal na reta final do último Brasileirão. Garantiu a permanência na elite no fatídico jogo contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira. Neste ano, investiu pesado na equipe com as contratações de Muricy Ramalho, Beletti, Deco, Washington e Émerson. Ainda manteve o gringo Conca e o atacante Fred.

O Botafogo, que foi ultrapassado pelo Atlético na tabela de classificação, ainda luta por uma vaga para a Libertadores. Trouxe novamente o técnico Joel Santana para comandar uma equipe que começou desacreditada e foi atropelando os principais paulistas, com destaque para as presenças dos gringos Loco Abreu e Herrera.