Daejon (AE) – Já classificada para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, a Espanha pode hoje, decidir o destino dos outros integrantes do Grupo B. A Fúria vai enfrentar a África do Sul, às 8h30, em Daejon, simultaneamente à partida entre Eslovênia e Paraguai, em Seogwipo. Com seis pontos ganhos, dois à frente da segunda colocada África do Sul, a seleção ibérica já garante o primeiro lugar do grupo com um simples empate. Com quatro pontos ganhos, os africanos se classificam até com uma derrota, por um gol de diferença, caso o Paraguai não vença a Eslovênia por dois gols de vantagem, ou, se isto acontecer, se perderem marcando o mesmo número de gols feitos pelos sul-americanos. Mas o mais garantido seria arrancar o empate pois assim não poderiam ser alcançados em pontos pelo Paraguai, que só tem um. A hipótese, menos provável, de vitória sobre a seleção européia daria o primeiro lugar do grupo aos africanos.

A Espanha, que pela primeira vez depois de 52 anos ganhou as duas primeiras partidas, quer evitar o confronto com a Alemanha, como já revelou a maioria dos jogadores. “Queremos ser os primeiros para jogar no domingo ao invés do sábado e ganhar mais um dia de preparação”, declarou o atacante Raúl, despistando. O técnico José Camacho pode poupar alguns jogadores na partida, como os veteranos Nadal e Hierro.

“Vamos jogar duro em busca da vitória, mas caso não consigamos, o empate seria bom. Creio que seria o melhor para as duas equipes”, já disse o atacante sul-africano Beni McCarthy, numa proposta dissimulada. Segundo a comissão técnica, a equipe vai estar completa para a partida de hoje, inclusive com um possível retorno do zagueiro Pierre Issa.

Ficha técnica: África do Sul – Arendse; Nzama, Radebe, Aaron Mokoena, Carnell; Zuma, Sibaya, Teboho Mokoena, Fortune; Nomvethe e McCarthy. Técnico – Jomo Somo.

Espanha – Casillas; Curro Torres, Puyol, Helguera, Romero; Joaquín ou Luis Enrique, Xavi, Baraja ou Albelda, Mendieta; Raúl e Morientes. Técnico – José Camacho.

Árbitro – Saad Mane (Kuwait). Local – Daejeon World Cup Stadium. Estádio: Ecopa (Shizuoka – Japão)