A quinta-feira na chave masculina do Torneio de Estoril foi dominada por tenistas portugueses e espanhóis, que tiveram a participação na disputa facilitada pelas desistências do francês Gael Monfils e do croata Ivan Ljubicic, que decidiram não entrar em quadra.

Assim, cada país terá ao menos um semifinalista em Estoril. Cabeça de chave número 5, o espanhol Guillermo García-Lopez avançou ao bater o português Leonardo Tavares, algoz do brasileiro Ricardo Mello, por 2 sets a 0, com um duplo 6/2. Seu adversário nas quartas de final será o compatriota Alberto Martin, que bateu o também espanhol David Marrero, substituto de Monfils, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2.

O português Frederico Gil avançou às quartas de final ao bater o colombiano Santiago Giraldo por 2 sets a 0, com um duplo 6/4. Agora, ele vai duelar com o compatriota Rui Machado, que venceu o polonês Michal Przysiezny, que substituiu Ljubicic, por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.

Os outros dois confrontos das quartas de final do Torneio de Estoril já estavam definidos. O suíço Roger Federer vai duelar com o francês Arnaud Clement, enquanto o espanhol Albert Montañes medirá forças com o uruguaio Pablo Cuevas.