Jeonju (AE) – Os Estados Unidos venceram o México por 2 a 0, na manhã de ontem, e garantiram a classificação para as quartas-de-final da Copa do Mundo. Os gols foram marcados pelos atacantes McBride, aos 8 minutos do primeiro tempo, depois de grande jogada de Claudio Reyna pela direita, e Landon Donovan, de cabeça, aos 20 do segundo. A Alemanha será a adversária dos norte-americanos na próxima fase do Mundial. As duas equipes se enfrentam na sexta-feira, em Ulsan, na Coréia do Sul.

Esta foi a quinta vitória dos norte-americanos sobre os mexicanos nos últimos seis confrontos entre os dois times. Enfrentando uma marcação dos Estados Unidos muito forte em todos os setores do campo, os mexicanos só levaram perigo nas jogadas de bola parada. Além da forte marcação, da mesma forma como enfrentaram e venceram Portugal, na estréia (3 a 2), os norte-americanos mostraram um poderoso contra-ataque, muito veloz, baseado nas finalizações de Brian McBride e Landon Donovan.

Em desvantagem no placar, os mexicanos partiram para o ataque. Mas, com dificuldade de superar a defesa dos EUA, muito bem montada, o time do técnico Javir Aguirre, foi ineficaz nas finalizações. Os Estados Unidos são uma das surpresas da Copa. Depois de ficar na última colocação na França em 1998, a equipe garantiu a classificação para as quartas-de-final.