A União Búlgara de Futebol (BFU, na sigla em búlgaro) anunciou nesta quarta-feira o novo técnico de sua seleção. Trata-se do ex-atacante Lyuboslav Penev, que chega para o lugar do alemão Lothar Matthäus, dispensado em setembro após não conseguir classificar a equipe para a Eurocopa de 2012.

“Penev conhece muito bem os jogadores e acredito que ele é a melhor escolha entre os técnicos que poderíamos ter escolhido”, declarou o presidente da BFU, Borislav Mihailov, apontando que o objetivo do novo treinador será classificar a seleção para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Aos 45 anos, Penev é técnico desde 2008, quando assumiu o CSKA Sofia. Após duas temporadas, deixou a equipe e se transferiu para o Litex Lovech, sendo campeão búlgaro na última edição. Mas foi como jogador que ele se destacou, principalmente no Valencia, que defendeu entre 1988 e 1996.

Pela seleção búlgara, o ex-atacante atuou em 62 partidas, nas quais marcou 13 gols. Participou da Copa do Mundo de 1998, na França, e poderia ter ido para a de 1994, nos Estados Unidos, mas foi diagnosticado com um câncer no testículo, no início daquele ano. Assim, não fez parte da equipe que surpreendeu o mundo e terminou o torneio na quarta colocação.