A exposição Apaixonados por Futebol, que acontece até o dia 29 no piso térreo do Shopping Cidade, já reuniu em seus primeiros dias, entre os visitantes, figuras ilustres da história do futebol do Estado. Os ex-jogadores Nivaldo, Cláudio Marques e Aladim fizeram questão de prestigiar a mostra, que é também uma homenagem ao fotógrafo Lucimar do Carmo, o Socó, que trabalhou por 40 anos no jornal Tribuna do Paraná. Ex-craque do Coritiba, o ‘Gênio’ lembrou com carinho daquele que registrou tantos momentos marcantes.

“O Socó era um amigo, nos dava uma tranquilidade tremenda quando estávamos jogando e sabíamos que ele estava fotografando lá fora. Socó sabia tudo de foto, infelizmente nos deixou. Essa homenagem a ele caiu do céu, espero que ele esteja gostando”, disse Aladim.

Público pode conhecer um pouco mais da história do futebol paranaense. Foto: Cristian Toledo
Público pode conhecer um pouco mais da história do futebol paranaense. Foto: Cristian Toledo

A iniciativa para que a mostra fosse realizada surgiu de uma parceria entre a Tribuna do Paraná e a RPC. Fazem parte da exposição mais de 50 imagens, entre fotos marcantes e outras desconhecidas, além de capas memoráveis da Tribuna do Paraná. O jornal, fundado em 1956, possui o maior acervo fotográfico sobre o futebol paranaense no Estado. Quem visitar a mostra poderá ver toda a trajetória do nosso futebol, relembrando e conhecendo os grandes acontecimentos que marcaram a história.

Um dos organizadores da exposição, o coordenador de esportes da Tribuna do Paraná e comentarista da RPC, Cristian Toledo, enfatizou a importância de compartilhar esses arquivos raros com as pessoas que são fãs do esporte da bola nos pés.

“Para mim é uma emoção estar aqui acompanhando, vendo essas imagens e ter podido ajudar a escolher essas fotos. Fiz uma primeira seleção e depois a equipe de redação da Tribuna e uma equipe da RPC ajudaram na escolha. Foi muito bacana, porque escrever essa história como eles (jogadores) e os fotógrafos da Tribuna escreveram é algo único e poder dividir isso com o público que vem ao Shopping Cidade é muito legal, estou muito feliz”, comentou.

Nivaldo, ex-craque do Atlético, aparece em uma foto rara vestindo a camisa do Coritiba. O ex-meia escolheu entre suas imagens favoritas da exposição uma foto de bastidores: o treinador Geraldino, com um balde, fazendo banho de gelo no pé de em um jogador.

“Deu uma saudade muito grande do senhor Geraldino que foi meu treinador, do Cláudio (Marques) e do Aladim. Era uma pessoa muito querida, um excelente treinador, um ser humano fantástico”, contou Nivaldo.

Serviço

Exposição Apaixonados por Futebol
Data: até 29 de março
Horário: das 10 às 22h e domingo até às 20h
Local: Shopping Cidade
Endereço: Marechal Floriano Peixoto, 4984 – Hauer
Classificação indicativa: livre
Ingressos: entrada gratuita