A brasileira Fabiana Murer ficou fora do pódio na disputa feminina do salto com vara no Mundial Indoor de Atletismo, que está sendo realizado em Sopot, na Polônia. Neste domingo (09), ela terminou a disputa na quarta colocação, ao superar a marca de 4,70 metros, a mesma alcançada pelas três primeiras colocadas.

Fabiana, porém, teve mais tentativas do que as medalhistas, mesmo que nenhuma competidora tenha conseguido atingir 4,75 metros. Assim, a cubana Yarisley Silva conquistou a medalha de ouro.

A russa Anzhelika Sidorova ficou com a prata e o bronze foi para a checa Jirina Svobodov, que terminou à frente da brasileira. Neste domingo, Fabiana teve um bom começo na disputa do salto com vara em Sopot ao superar as marcas de 4,45, 4,55 e 4,65 metros na sua primeira tentativa.

Nos 4,70 metros, porém, a brasileira falhou nos dois primeiros saltos, mas acertou o terceiro, seguindo viva na disputa, com as três medalhistas e a norte-americana Jennifer Suhr.

Na marca de 4,75 metros, Fabiana derrubou o sarrafo no seu primeiro salto e errou a passada nos dois seguintes. Assim, ficou na quarta colocação, frustrando a esperança de faturar o seu segundo título mundial indoor – foi campeã em 2010, no Catar, em Doha.

Nenhuma das outras atletas conseguiu superar os 4,75 metros e o ouro acabou ficando com Yarisley Silva, que deu menos saltos do que Anzhelika Sidorova e Jirina Svobodov. Já Jennifer Suhr terminou em quinto lugar, com 4,65 metros – a norte-americana havia abdicado de tentar os 4,70 metros.

Com o quarto lugar de Fabiana, o Brasil encerrou a sua participação no Mundial Indoor de Atletismo com uma medalha, o ouro de Mauro Vinícius da Silva, o Duda, no salto em distância, garantido no último sábado.