A atleta Fabiana Murer inicia neste sábado a sua luta por uma medalha no Mundial de Atletismo de Berlim, na Alemanha. A brasileira disputa a fase classificatória da prova do salto com vara a partir das 14 horas (de Brasília) no Estádio Olímpico da capital alemã.

“Meu objetivo principal é alcançar uma boa marca”, diz Fabiana, que saltou 4,82 metros este ano. A marca, obtida em março, foi o recorde sul-americano. “Gostaria de repetir minha melhor marca, por volta de 4,80 metros. Acredito que assim estarei na zona de medalha”, analisou a atleta.

A principal atração da prova é a russa recordista mundial Yelena Isinbayeva, que tentará voltar a confirmar o seu favoritismo na briga pelo ouro. A campeão do salto com vara será definida na segunda-feira, na final às 13h45 (de Brasília).

Bicampeã olímpica e mundial, Isinbayeva tem as duas melhores marcas da prova na temporada (4,85 e 4,83 metros). A terceira é o recorde sul-americano de Fabiana, que minimiza a pressão proporcionada pela adversária. “Não estou pensando em ganhar dela, só em fazer bons saltos e a colocação vai ser uma consequência”, destaca a brasileira.

Além de Isinbayeva, Fabiana tem como principais adversárias em Berlim as polonesas Monika Pyrek e Anna Rogowska e as norte-americanas Stacy Dragila e Jennifer Stuczynski.