A fase final dos 57.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) terá 9.313 atletas, quase 2 mil a mais que em 2009. A última etapa da competição será de 21 a 29 deste mês, em seus sedes: Apucarana (basquete); Ibiporã (futsal); Londrina (ginástica rítmica, handebol, natação, taekwondo e xadrez); Marialva (futebol); Maringá (atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha-PC); e Rolândia (voleibol e vôlei de praia).

Segundo o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, esse aumento se deve ao maior interesse pela fase decisiva e também a algumas mudanças no regulamento.

Assim, os campeões da maioria das modalidades dos Jogos Colegiais vão representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Fortaleza (CE), para alunos de 12 a 14 anos, de 10 a 19 de setembro, e em Goiânia (GO), para os de 15 a 17 anos, de 3 a 12 de dezembro.

Na fase final serão disputadas 14 modalidades para o ensino regular: atletismo, basquete, ciclismo (disputado pela primeira vez), futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo (pela primeira vez também), tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Algumas fazem parte da programação só na final: atletismo (algumas provas), ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo e natação.