A fase final dos 54.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop?s), em Curitiba, começa neste sábado (7) às 8 horas, com os confrontos no basquete, futebol, handebol e vôlei, em mais de 20 locais. Às 19 horas será realizada a cerimônia de abertura, no Ginásio do Tarumã, com a participação de delegações dos 32 Núcleos Regionais de Educação. As competições vão até 15 de julho. ?Só de competidores estarão em Curitiba 9.615 alunos, quase o dobro do número de atletas inscritos no Pan-Americano do Rio de Janeiro?, compara o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.

Considerando árbitros e professores, são 12.690 pessoas com inscrição confirmada, representando 914 colégios (706 estaduais e 208 particulares) de 326 municípios. Em todas as modalidades os alunos estarão divididos por sexo e faixa etária (12 a 14 anos e 15 a 17 anos), incluindo os alunos com necessidades especiais de ensino. A primeira medalha será decidida justamente pelos alunos com necessidades especiais, no domingo (8), por volta das 9h30, no arremesso de pelota, na pista do Colégio Estadual do Paraná.

Neste sábado (7), os jogos de futebol serão no 20.º Batalhão de Infantaria Blindada do Exército, no 27.º Batalhão de Logística, no Atlético Boqueirão, Nacional Boqueirão, Colégio Militar e na UFPR. A primeira rodada do basquete, a partir das 8 horas, será no Círculo Militar, em duas quadras do Dom Bosco Ahú, do Dom Bosco Mercês e da UFPR. E o vôlei, no 20.º BIB. Dom Bosco Mercês, Expoente Água Verde, Círculo Militar e Tuiuti Schaffer.

Nas modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) estão classificados para a fase final 4.500 alunos, representando 320 equipes. São os campeões e vice-campeões da fase macro-regional, disputada nos três primeiros dias de junho, em oito sedes, com a participação de aproximadamente 9 mil alunos. Disputarão as finais também os alunos classificados na fase regional nas modalidades individuais (atletismo, tênis de mesa e xadrez) disputadas em 32 sedes, em maio. E vão se juntar a esses grupos os atletas de natação, ginástica rítmica e judô, que só entram na final.

Nas quatro fases dos Jogos Colegiais do Paraná (municipal, regional, macro e final), participam aproximadamente 400 mil alunos, em todas as modalidades, o que torna a competição a maior do País. No entanto, o número de finalistas neste ano é menor que em 2006, por causa do sistema de classificação, reduzido à metade nas modalidades coletivas com a volta da fase macro-regional. ?Foi um mecanismo para melhorar o nível técnico da final?, justifica o coordenador geral dos Jocop?s, Detlev Surkamp.

A principal novidade em termos de locais de prova é a nova pista do Colégio Estadual do Paraná. Em 2006 foram utilizadas as pistas da Universidade Federal do Paraná e do Centro Universitário Positivo.O novo equipamento é do mesmo material utilizado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. A obra foi concluída no fim do ano passado a um custo de R$ 1,55 milhão ? com a Paraná Esporte dando o suporte técnico.