O francês Gilles Simon, número 7 do ranking mundial, estreou com vitória no ATP de Stuttgart, disputado em quadras de saibro. Cabeça-de-chave 1 do torneio, ele superou o alemão Philipp Petzschner em dois sets, com parciais de 6/3 e 6/4, após 1h14min de disputa.

Na segunda rodada, o francês terá pela frente outro tenista da casa, Mischa Zverev, que passou pelo espanhol Guillermo Garcia López também por 2 a 0, com 6/2 e 6/4.

Principal tenista alemão no torneio, Philipp Kohlschreiber também estreou com vitória. O cabeça-de-chave 5 passou pelo argentino Diego Junqueira com 6/3 e 6/2, e enfrentará o polonês Lukasz Kubot na segunda rodada.

A surpresa do dia foi e eliminação do checo Tomas Berdych, terceiro tenista de melhor ranking na chave. Ele não resistiu à experiência de Nicolas Kiefer – mais um alemão a fazer bonito em casa -, e caiu com duplo 6/3.

Na segunda rodada, Kiefer fará um duelo doméstico com Simon Greul, convidado da organização do evento. Nesta terça, Greul passou pelo compatriota Andreas Beck com parciais de 7/6 (7/4) e 7/6 (7/5).