Rússia, a atual campeã Itália, República Checa e Estados Unidos conquistaram, neste domingo, a classificação às semifinais da Federation Cup, a versão feminina da Copa Davis. No próximo mês de abril, russas e norte-americanas farão um dos confrontos; italianas e checas se enfrentarão em outro.

O duelo mais equilibrado, e emocionante, aconteceu em Belgrado. Na capital da Sérvia, Jelena Jankovic fez a festa da torcida ao bater Svetlana Kuznetsova por 2 sets a 1 – com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3 – e abrir 2 a 1 na série melhor-de-cinco.

No entanto, a frustração dos sérvios começou com a inesperada derrota de Ana Ivanovic para Alisa Kleybanova por 2 sets a 0 – parciais de 6/2 e 6/3. No duelo decisivo, em duplas, as russas se deram melhor e venceram por fáceis 2 a 0 – com parciais de 6/1 e 6/4.

Em Kharkiv, na Ucrânia, a Itália liquidou o confronto contra as donas da casa logo nas duas partidas de simples. Francesca Schiavone fez 2 a 1 ao bater Kateryna Bondarenko por 2 sets a 1 (2/6, 6/1 e 6/1). Na sequência, Flavia Pennetta fechou a série com a vitória sobre Alona Bondarenko por 2 a 0 – parciais de 7/5 e 7/6 (7/3).

Na República Checa, as tenistas locais conseguiram a vaga nas semifinais apenas no jogo de duplas. Com o confronto empatado em 1 a 1, Lucie Hradecka fez o segundo ponto das checas e Anna-Lena Groenefeld deixou tudo igual. Na decisão, Hradecka e Kveta Peschke bateram Groenefeld e Tatjana Malek por 2 sets a 0 – parciais de 6/1 e 6/3.

Por fim, em Lievin, os Estados Unidos definiram a série logo na primeira partida de simples. Melanie Oudin ganhou de Julie Coin por 2 sets a 0 – parciais de 7/6 (7/3) e 6/4 – e fez 3 a 0. Depois, Pauline Parmentier fez o ponto de consolação das francesas. Nas duplas, nova vitória das norte-americanas e triunfo por 4 a 1 no confronto.