A Federação Paranaense de Futebol de Salão anunciou nesta segunda-feira (03) a paralisação de todas as competições oficiais de futsal no Estado. A medida é preventiva, em virtude do aumento de casos da gripe A (H1N1), também conhecida como gripe suína.

A suspensão dos jogos ainda não tem prazo determinado, pois dependerá da evolução do quadro atual e também das determinações do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde. A medida de paralisar as competições foi tomada pela Federação em conjunto com os filiados.

De acordo com o presidente da Entidade, Dias Lopes, o momento é de muita apreensão e todas as medidas possíveis devem ser tomadas. “O que está em jogo é a saúde de todos os esportistas e também da população em geral”, comentou o dirigente.

A paralisação das competições atingirá inclusive a Série Ouro do Campeonato Paranaense. O primeiro jogo que deixará de acontecer será entre Zaeli/Penalty/Umuarama e Ciagym/Napa Parts/Maringá, que se enfrentariam nesta terça-feira (04) na cidade de Umuarama.

Também estão temporariamente adiadas as partidas das Séries Prata e Bronze, o início do Campeonato Paranaense Feminino Adulto e as fases decisivas da Taças Paraná sub-11 e sub-15 feminina, bem como todas as categorias do Campeonato Metropolitano. Todas estas competições envolvem aproximadamente duas mil pessoas, entre atletas, membros de comissões técnicas e oficiais de arbitragem. Um número que é muito maior se forem levados em consideração torcedores e famílias dos atletas, no caso das categorias menores.

Com esta paralisação, todo o calendário da Federação Paranaense de Futebol de Salão para o restante da temporada terá que ser reformulado. Nesta terça-feira a diretoria da Entidade se reunirá na sede da Entidade, em Curitiba, para já definir alternativas diante deste fato novo.