Nesta terça-feira (25), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou a tabela da primeira rodada do campeonato Estadual do ano que vem. O presidente da entidade, Hélio Cury, confirmou em entrevista à Rádio CBN que o certame será mesmo disputado por 15 clubes. “Definimos com 15 mesmo. Divulgamos a tabela da primeira e da segunda”, disse o presidente.

O jogo de abertura será entre J. Malucelli e Londrina, no dia 24 de janeiro, em um sábado, às 16h30 no Janguitão. O Paraná joga no domingo, no mesmo horário contra o Foz do Iguaçu na Vila Capanema. O Coxa fecha a primeira rodada no Couto pereira, as 18h30 contra o Cianorte. De todos os clubes participantes, o Atlético é o único que folga, entrando em campo apenas no dia 28 ou 29 contra o Paranavaí, as 20h30 no estádio Valdomiro Vagner.

O presidente Hélio Cury disse que os contratos com a televisão para a transmissão do estadual já estão sendo vistos e cabe a FPF negociar com a emissora interessada, rechaçando qualquer possibilidade do acordo ser feito entre a Futpar e a emissora. “A Futpar é uma associação autônoma em que os clubes podem se associar e sair a qualquer momento. Na FPF eles são afiliados. Se vier para somar terá o nosso apoio, mas qualquer decisão em relação aos contratos de televisão é com a federação. Quem administra o campeonato e comanda o futebol é a FPF”, relatou Hélio.

Segundo a Federação, em breve a definição deverá ocorrer. “Estamos negociando. Há um acordo em sigilo. Com certeza a decisão sairá em breve. O contrato já está estabelecido”, disse a Federação.

Atlético na telinha

Nos últimos dois campeonatos estaduais, o Atlético foi o único clube que não aceitou as cotas televisivas e não cedeu os direitos para a transmissão das suas partidas. Segundo Luciana Pombo, chefe de comunicação do clube, o Furacão quer negociar, mas para isso o contrato terá que ser revisto. “É um contrato válido por quatro anos que inclusive o Atlético, o Nacional e o Foz, que subiram agora, não assinaram no começo do ano. Estamos discutindo com a Futpar para apresentarmos uma proposta para a Federação ou a emissora interessada. Queremos conversar, mas dentro de um patamar plausível”, finalizou Luciana.

Confira os jogos da primeira rodada do Estadual 2009

Sábado 16h30

J. Malucelli X Londrina

Domingo 16h30

Paraná Clube X Foz do Iguaçu

Toledo X Cascavel

Engenheiro Beltrão X Rio Branco

Nacional X Iguaçu

Iraty X Paranavaí

Domingo 18h30

Coritba e Cianorte

Dia 28 ou 29 20h30

*Paranavaí X Atlético