Flávia Delaroli disputa o
bicampeonato em 50m livre.

Santos – Não há tempo a perder. O Campeonato Brasileiro Absoluto de Inverno – Troféu José Finkel – começa na tarde de hoje, às 17h, este ano disputado em 25 metros no Clube Internacional de Regatas, em Santos/SP. Serão 439 atletas, de 63 clubes, em mais uma corrida contra o cronômetro.

Apenas 17 dias após o término das provas de natação nos Jogos Olímpicos de Atenas, todos voltam à piscina em busca de medalhas e recordes e também do índice para o 7.º Mundial em Piscina Curta, de 7 a 11 de outubro, em Indianápolis, nos Estados Unidos.

A primeira seletiva para Indianápolis aconteceu em fevereiro deste ano, na etapa Rio da Copa do Mundo da Natação, e sete atletas conseguiram índices: Joanna Maranhão, Thiago Pereira, Flávia Delaroli, Rebeca Gusmão, Eduardo Fischer, Kaio Márcio e Fernando Scherer.

As eliminatórias de hoje terão Flávia Delaroli, do Pinheiros, a finalista dos 50m livre em Atenas, na disputa pelo bicampeonato da prova. Outra grande entre as velocistas é Rebeca Gusmão, da AABB de Brasília, recordista sul-americana em piscina curta (24s81) e longa (25s17). Esta última marca foi igualada por Flávia na Grécia e lhe garantiu a entrada para a disputa da final olímpica.

Entre os homens, a disputa dos 50 metros terá Fernando Scherer, do Pinheiros, semifinalista em Atenas; Jáder Souza, do Euclides Rodrigues/AP; e Marco Antônio Sapucaia, da Unisanta, que por um centésimo não integrou a delegação brasileira que foi aos Jogos Olímpicos.

O primeiro dia de eliminatórias do Finkel traz ainda os 200m peito masculino e feminino. Thiago Pereira, que em Atenas encarou o fenômeno Michael Phelps no estilo peito, vem pelo Minas Tênis ao lado de Marcelo Tomazini. O recordista sul-americano da prova é Henrique Barbosa, do Minas Tênis, e correndo por fora vem Eduardo Fischer, do Joinville Tênis Clube, cujas especialidades são 50m e 100m, mas que também é candidato ao pódio.

Fechando a primeira etapa estão os 800m livre feminino e os 1.500m livre masculino. Monique Ferreira e Poliana Okimoto, da Unisanta, e Nayara Ribeiro, do Minas Tênis, formaram o pódio em 2003. Este ano voltam para disputar outra vez um lugar entre as primeiras. Nos 1.500m livre masculino, Bruno Bonfim, do Pinheiros, Matheus Ribeiro, do Bandeirantes Tênis Clube e Luiz Rogério Arapiraca, da Associação dos Empregados da Copene/BA, foram ouro, prata e bronze no ano passado e estarão de volta em Santos. Quando o assunto é a prova mais longa da natação, Luiz Lima, da Unisanta, está sempre na disputa e Armando Negreiros, do Botafogo, também aparece no páreo.

O Troféu José Finkel terá suas finais transmitidas pelo canal Sportv. A final da primeira etapa, na quarta-feira, 8/9, começará às 10 horas. Nos outros dias, a partir das 9 horas.