A Polônia pode ser eliminada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2010, após a intervenção do governo na associação polonesa de futebol (PZPN, na sigla em polonês) nesta semana. Nesta quarta-feira (1.°), a Fifa enviou uma carta à PZPN, ameaçando suspender o país das Eliminatórias, se a cúpula da organização não for reinstaurada até segunda.

O impasse ocorre após a intervenção do governo polonês na PZPN, que destituiu os antigos dirigentes depois de vários escândalos de corrupção nos últimos anos. Só na última temporada, quatro clubes – Zaglebie Sosnowiec, Widzew Lódz, Zaglebie Lubin e Korona Kielce – foram rebaixados por esta razão. Como a interferência do governo nas federações é proibida pela Fifa, a entidade se nega a reconhecer a legitimidade dos novos dirigentes da PZPN.

Atual líder do Grupo 3 da Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Polônia tem dois jogos marcados para este mês. No dia 11 de outubro, os poloneses enfrentam a República Checa, em casa. No dia 15, os adversários são os eslovacos, fora de casa.