O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, confirmou nesta quinta-feira que o congresso técnico da Copa do Mundo de 2014 será realizado em Florianópolis, entre os dias 18 e 20 de fevereiro. O evento contará com a presença dos técnicos das 32 seleções classificadas para o Mundial.

O congresso consiste num workshop preparatório para a Copa. Os representantes das equipes e suas delegações vão discutir marketing, instalações e outros detalhes do Mundial, a quatro meses do grande evento que mobilizará as 12 cidades-sede pelo País.

Sem receber nenhum jogo da Copa, Florianópolis ganhou o direito de sediar o congresso como forma de compensação. A capital catarinense chegou a sonhar em sediar partidas do Mundial, com uma reformulação do estádio do Figueirense, o Orlando Scarpelli, mas acabou sendo preterida em favor de Natal (RN).

Entre os eventos pré-Copa, o congresso é o segundo em importância, atrás somente do sorteio das chaves do Mundial, a ser realizado na Costa do Sauipe (BA), no dia 6 de dezembro. Em Florianópolis, a reunião dos técnicos será realizada no Costão do Santinho.

Até o momento estão confirmadas no Mundial as seleções de Argentina, Japão, Irã, Austrália, Coreia do Sul, Holanda, Itália, Estados Unidos e Costa Rica, além da equipe nacional, comandada por Luiz Felipe Scolari.